sexta-feira, 12 de agosto de 2022

EXISTE ANTISSEMITISMO PROGRESSISTA?

O passado 17 de março Anita Efraim e Ana Buchmann apresentaram o nº158 de E eu com isso? do Instituto Brasil-Israel em que foi abordado o antissemitismo da esquerda ideológica.

Gabriel Carvalho, graduando em ciências sociais pola Universidade do Vale do São Francisco e pesquisador da temática do antissemitismo e segunda escravidão, foi o convidado para falar neste assunto. 


Desde o início da guerra da Rússia, surgiram diversas narrativas sobre esse conflito. Da parte de pessoas do espectro ideológico da esquerda, umha das mais fortes foi a comparaçom do que faz a Rússia com a Ucrânia com o que faz Israel com a Palestina -mas as sanções contra a Rússia seriam muito mais fortes do que contra Israel. 

Outra argumentaçom que apareceu nas redes sociais foi sobre Israel ser nazista. Há quem argumente que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky nom poderia ser responsável pola “nazificaçom da Ucrânia”, mas pessoas de esquerda rebatem: para elas o que Israel faz contra os palestinianos é nazista. Daí pras ofensas e estereótipos chegarem aos judeus, é um passo. 

Aqui no “E eu com isso?”, a gente já falou várias vezes sobre esse antissemitismo mais clássico, vindo da direita, aquele que tem raízes nazistas. Mas nom é só daí que vem o preconceito. A esquerda progressista, de forma corriqueira, reproduz teorias conspiratórias anti-judaicas, fazendo com que a gente se lembre que, dificilmente, há um lugar seguro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário