domingo, 12 de junho de 2022

GUERRA DOS SEIS DIAS: O QUE FOI DA ESQUERDA DE ISRAEL, 55 ANOS DEPOIS?

 A Guerra dos Seis Dias, que inicialmente levou o Partido Trabalhista à sua maior vitória de todos os tempos, na verdade causou o seu fim.

AMOTZ ASA-EL

A euforia, a doce toxina da vitória, ainda estava a atordoar milhões de israelitas quando entregaram a Golda Meir a maior vitória esmagadora que qualquer líder israelita já ganhou.

Era outubro de 1969, e a esperança, a confiança e o orgulho dos israelitas estavam no auge. A Guerra dos Seis Dias era umha memória nova, o mundo admirava a resiliência e coragem de Israel, a economia estava a crescer e os israelitas estavam a migrar para os seus novos e vastos reinos, do Monte Sinai ao Monte Hermon, enquanto vagueiavam livremente polos mercados de Gaza, Hebron , Nablus e Jenin.

Conferência do Partido Trabalhista Israelita (1969). Dan Hadani, Biblioteca Nacional de Israel

É verdade que a Guerra de Atrito estava a acontecer ao longo do Canal de Suez, mas os eleitores acreditavam na invencibilidade das FDI e também na sabedoria e equilíbrio dos seus políticos. Foi assim que o Partido Trabalhista emergiu dessa pesquisa com 56 das 120 cadeiras do Knesset, o mais próximo que qualquer partido chegou de conquistar a maioria absoluta.

A hegemonia trabalhista, que remontava às décadas anteriores ao Estado, parecia firme e eterna. Na verdade, porém, o partido que liderou a criaçom do estado judeu estava a se aproximar rapidamente da queda da qual, quase meio século depois, ainda nom emergiu.

Agora, com a sua última vitória eleitoral com quase um quarto de século, o número de seguidores do Partido Trabalhista caiu para menos de um décimo do eleitorado. Há muitas razões para essa queda, mas a mais decisiva surgiu após a mesma Guerra dos Seis Dias que inicialmente deu ao Partido Trabalhista a sua maior vitória. O cataclismo que de partida parecia umha bençom política acabou sendo umha maldiçom.

O primeiro resultado debilitante da guerra foi a Guerra do Yom Kippur em 1973, quando o governo liderado polos trabalhistas foi humilhado polo ataque surpresa que foi o próprio Pearl Harbor de Israel.

Militarmente, a travessia egícia do Sinai e a invasom síria das Colinas de Golã, ressaltadas pola conquista inicial do Monte Hermon pola Síria, eram perspectivas impensáveis ​​para um país que emergiu da sua guerra anterior convencido de sua invencibilidade. Sim, Israel finalmente venceu em 1973, mas o preço da vitória, mais de 2.600 mortes, foi visto em todo Israel como exorbitante e evitável.

Os trabalhistas foram culpados por presidir umha cultura de vaidade e arrogância inspirada por líderes bêbados pola vitória, principalmente o ministro da Defesa Moshe Dayan, braço direito de Meir, que foi considerado responsável pola chegada das IDF a umha guerra despreparada. Um sentimento generalizado de amargura produziu um movimento de protesto de base que enviou milhares para as ruas. Israel nunca tinha visto tal ira política.

Mesmo assim, o colapso político foi evitado. Na eleiçom que ocorreu no mês seguinte à guerra, o Partido Trabalhista perdeu um décimo dos seus eleitores, mas ainda assim estabeleceu um governo. Cinco meses depois, Meir renunciou e a liderança do partido passou, pola primeira vez desde o seu estabelecimento 44 anos antes, para um Sabra: Yitzhak Rabin.

Meir e o resto da velha guarda do partido esperavam que os trabalhistas agora embarcassem num processo de cura; que o trauma da guerra recente seria superado polo herói de 53 anos da vitória em 1967, que nom tinha nada a ver com a guerra traumática de 1973, e também era um introvertido modesto cuja timidez contrastava com a arrogância da era que se foi.

As esperanças foram frustradas

O primeiro mandato de Rabin foi medíocre. A economia recuou, as suas aparições públicas nom foram inspiradoras, o seu ministro da Defesa, Shimon Peres, desafiou-o abertamente, e umha sucessom de escândalos de corrupçom ganhou manchetes à medida que a eleiçom de 1977 se aproximava.

Um escândalo envolveu a indicaçom de Rabin para governador do Banco de Israel, Asher Yadlin, que foi indiciado por ter recebido propinas de empreiteiros no seu cargo de CEO do fundo de doença do Histadrut. A revelaçom de que um suspeito de criminoso financeiro quase se tornou chefe do banco central convenceu grande parte do voto decisivo de que as longas décadas de poder do Partido Trabalhista o corromperam até os ossos.

Essa impressom logo foi redobrada quando a polícia começou a investigar suspeitas de peculato contra o ministro da Habitaçom de Rabin, Avraham Ofer. Algumhas semanas após o início da investigaçom, Ofer deu um tiro na cabeça.

Além disso, veio um escândalo que envolveu Rabin pessoalmente, quando se descobriu que a sua esposa, Leah, tinha umha conta bancária em Washington, numha época em que era ilegal para os israelitas possuírem contas bancárias no exterior.

Os escândalos da corrupçom trabalhista eram agora amplamente vistos como parte da cultura política que fomentou a Guerra do Yom Kippur, nom apenas aos olhos dos eleitores comuns, mas também dentro da elite filiada ao Partido Trabalhista.

Preocupados com o futuro do país, dezenas de acadêmicos famosos, juristas, industriais e generais aposentados formaram um novo partido em novembro de 1976 chamado Dash (sigla para Movimento Democrático pola Mudança), liderado polo arqueólogo de sona mundial e ex-chefe de gabinete das IDF, tenente-Gen. Yigael Yadin e o Prof. Amnon Rubinstein, fundador da faculdade de direito da Universidade de Telavive.

O novo partido estava a ganhar força nas pesquisas quando o procurador-geral decidiu indiciar Leah Rabin, e o seu marido renunciou abruptamente em resposta.

Foi assim que os trabalhistas, agora liderados por Shimon Peres, chegaram à fatídica eleiçom de 17 de maio de 1977. A derrota do partido, a sua primeira, foi rápida. Os 51 assentos do Knesset legados por Golda Meir encolheram para 32 assentos, enquanto o Likud de Menachem Begin subiu um décimo para 43 assentos, que rapidamente expandiu para 45 ao se fundir com um partido de dous assentos representado na época por Ariel Sharon.

Quase um décimo dos assentos perdidos do Partido Trabalhista migrou para o Likud, mas a maior parte foi para o Dash, que conquistou 15 mandatos, embora existisse há apenas meio ano. Apesar desse tamanho, e apesar dos seus números de alto calibre, Begin inicialmente travou umha estreita coaligaçom sem o Dash, mas com os partidos ultra-ortodoxos e modernos-ortodoxos.

Foi umha escolha estratégica, e foi tudo sobre a Guerra dos Seis Dias. Percebendo que os israelitas observadores se sentiam alienados sob o governo trabalhista, Begin abraçou-os. Além disso, como muitos eleitores ortodoxos modernos, ele achava que a Cisjordânia era parte da pátria biblicamente prometida do povo judeu, e deveria tornar-se tal por meio de assentamentos judaicos sistemáticos.

A estratégia de Begin foi declarada logo após a sua vitória quando ele apareceu em Elon Moreh nos arredores de Nablus e, diante das câmaras de TV, prometeu que “haverá muito mais Elon Morehs”. Foi quando a controvérsia sobre os resultados da Guerra dos Seis Dias se tornou a colisom partidária que, no devido tempo, alimentaria o fim do Partido Trabalhista.

O DEBATE sobre os territórios conquistados em junho de 1967 começou logo após o fim da guerra. Inicialmente, foi um debate interno dentro do Partido Trabalhista.

A demanda para manter os territórios foi expressa por um grupo eclético de literatos, a maioria deles seculares e muitos deles filiados ao Partido Trabalhista, incluindo os influentes poetas Natan Alterman e Haim Guri e o romancista Moshe Shamir, além de Rachel Yanait, viúva do segundo presidente, Yitzhak Ben-Zvi, que foi um líder trabalhista ao longo da vida.

O lado oposto também surgiu cedo, quando Amos Oz – entom com 27 anos, mas já reconhecido como o jovem romancista mais promissor de Israel – pediu ao governo que declarasse os territórios como garantia para um futuro acordo de paz. Oz, um membro do kibutz na época, também era abertamente filiado ao Partido Trabalhista.

Umha versom política dessa atitude, concebida polo vice-primeiro-ministro Yigal Allon, recomendou que Israel retivesse algumhas partes subpovoadas da Cisjordânia e abandonasse as áreas densamente povoadas.

O Plano Allon tornou-se a política trabalhista

Foi assim que, quando perdeu o poder em 1977, a Cisjordânia tinha apenas um punhado de assentamentos judaicos. A ascensom do Likud ao poder mudou isso, especialmente após a segunda vitória eleitoral de Begin, em 1981, quando mais de 100 novos assentamentos foram construídos na Cisjordânia.

A polêmica que originalmente era abstrata agora tornou-se prática, envolvendo grandes orçamentos e muita gente. Ainda assim, até o final do século passado, o Partido Trabalhista manteve o seu terreno eleitoral e conseguiu retornar ao poder três vezes após a sua primeira derrota.

A principal vantagem eleitoral do Partido Trabalhista durante esses anos foi a economia.

O registro de Begin nessa frente foi terrível, pois Israel caiu numha hiperinflaçom que ele nom fazia ideia como desfazer. A mudança veio após o retorno do Partido Trabalhista ao poder em 1984, num governo de unidade liderado por Shimon Peres. Unindo forças, os dous grandes partidos lançaram um plano de austeridade drástico que logo derrotou a inflaçom, colocando a economia israelita no rumo do estrelato internacional.

O papel do trabalhismo na recuperaçom da economia impressionou os eleitores, mas nom avondo para restaurá-lo ao poder. Além disso, o sucesso econômico do partido veio às custas da sua agenda socialista, que foi comprometida polo desempoderamento dos sindicatos polas reformas de 1985 e polos cortes da despesa social.

Determinado a oferecer um novo evangelho e acreditando que o domínio de Israel sobre os palestinianos é insustentável, o Partido Trabalhista resolveu entregar um acordo de paz por terra, polo qual a Jordânia retornaria efetivamente para governar a Cisjordânia. Foi assim que o Acordo de Londres nasceu em abril de 1987 entre o rei Hussein da Jordânia e o líder trabalhista Shimon Peres, na época ministro dos Negócios Estrangeiros do Likud, Yitzhak Shamir, agora primeiro-ministro no governo rotacional Trabalhista-Likud.

O acordo buscava realizar umha conferência internacional para a resoluçom do conflito no Próximo Oriente, com o entendimento de que o seu resultado seria o retorno gradual da Jordânia ao governo dos palestinianos da Cisjordânia.

O plano, no entanto, foi rejeitado em cheio por Shamir, que achava que a Cisjordânia deveria continuar a ser parte do Estado judeu. Esse acordo e o seu cancelamento aconteceram na primavera, quando a Guerra dos Seis Dias completou 20 anos. Apenas oito meses depois, a Primeira Intifada estourou.

Quatro anos depois, o Partido Trabalhista derrotaria o Likud, pois a violência palestiniana fez com que umha parte do voto decisivo desse umha chance aos planos de paz do Partido Trabalhista. A Guerra dos Seis Dias, entom com 25 anos, agora dominaria a estratégia do Partido Trabalhista, moldaria as suas táticas e decidiria seu destino.

TATICAMENTE, o Partido Trabalhista substituiu Shimon Peres polo grande herói da Guerra dos Seis Dias, Yitzhak Rabin, como o seu candidato ao cargo de primeiro-ministro. Estrategicamente, um acordo de paz por terra com os palestinianos agora tornou-se a sua principal promessa. E o destino seria decidido pola tentativa do Partido Trabalhista de entregar a paz através da OLP.

A tática funcionou

A candidatura de Rabin apelou ao voto centrista. As suas promessas domésticas, de aumentar o orçamento para rodovias e educaçom e reinventar a saúde, fizeram-no parecer um líder experiente, forte e equilibrado com umha visom, ao contrário de Shamir, do Likud, que parecia sem inspiraçom e letárgico.

O resultado da eleiçom de 1992, 44 cadeiras para os trabalhistas e 32 para o Likud, fez com que os líderes trabalhistas concluíssem que finalmente superaram a sua derrota histórica em 1977 e agora voltavam a liderar um partido no poder legítimo. Para consolidar essa conquista, eles firmaram umha parceria com o Shas, cujo líder espiritual, o rabino Ovadia Yosef, era um defensor declarado da ideia de terra pela paz.

Foi assim que os trabalhistas remendaram com Shas e Meretz a coaligaçom com a qual o velho-novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Shimon Peres, embarcou em conversas secretas com Yasser Arafat.

Os resultados desse processo nom precisam de repetiçom. O acordo foi seguido polo assassinato de Rabin, o que aumentou a simpatia polo Partido Trabalhista, até que umha série de atentados suicidas à medida que a eleiçom de 1996 se aproximava deu a vitória de Benjamin Netanyahu, do Likud, sobre Shimon Peres.

Mesmo assim, o Partido Trabalhista manteve a sua agenda de paz e nom perdeu totalmente a confiança nas suas chances. Em 1999, o Partido Trabalhista voltou a coroar como o seu líder um célebre militar – Ehud Barak – e ele também deu ao partido umha vitória esmagadora, e logo voltou a recomeçar donde os seus dous antecessores pararam.

Foi assim que Israel chegou às negociações de Camp David de 2000, nas quais ofereceu a paz em troca dum Estado palestiniano na maior parte da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. Foi lá que o Partido Trabalhista se enterrou politicamente.

Primeiro-ministro Ehud Barak, secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright e líder da OLP Yasser Arafat, julho de 2000. (Fotógrafo da Casa Branca/GPO)

O colapso das negociações e a subsequente violência palestiniana resultaram na derrota de Barak por Ariel Sharon numha eleiçom especial por umha margem de 2:1. O golpe para os trabalhistas foi fatal. Numha retrospectiva de 21 anos, o Partido Trabalhista perdeu a sua base eleitoral histórica, que agora migraria para umha sucessom de partidos centristas, do Shinui de Tommy Lapid ao Kadima de Ariel Sharon ao Yesh Atid de Yair Lapid e ao Azul e Branco de Benny Gantz.

Muito se tem falado sobre a alienaçom trabalhista durante as primeiras três décadas do estado das novas imigrações nom europeias. Isso é verdade, mas o facto é que Rabin e Barak nom poderiam ter vencido as suas vitórias sem uma massa crítica desse eleitorado.

Além disso, ao entregar essas vitórias aos trabalhistas, esse eleitorado principal concordou com o partido que um acordo de terra por paz com os palestinianos valeria tanto quanto o acordo de terra por paz de Begin com o Egito. O problema, na opiniom do voto indeciso, era que, em vez de terra pola paz, ganhavam terra pola guerra – umha guerra que, por mais que se olhe para ela, foi o resultado direto da Guerra dos Seis Dias, a vitória que inicialmente parecia como a bençom dos trabalhistas, mas acabou tornando-e na sua maldiçom.

O autor deste artigo de opiniom é o escritor do  best-seller Mitzad Ha'ivelet Ha'yehudi (A Marcha Judaica da Loucura, Yediot Sefarim, 2019), umha história revisionista da liderança do povo judeu da antiguidade à modernidade.

Fonte: The Jerusalem Post

Traduçom livre para o galego-português por CAEIRO.

Sem comentários:

Enviar um comentário