terça-feira, 15 de abril de 2025

AS ORIGENS DA PRESENÇA JUDAICA EM PORTUGAL

 Maria José Ferro Tavares

A presença de Judeus em território português remonta ao século V, graças ao achado, em Mértola, dumha lápide funerária com o motivo do candelabro de sete braços e com a indicaçom do ano de 482. Ainda pertencentes ao período visigótico são as duas conhecidas lápides, encontradas em Espiche, perto de Lagos, e datadas do século VI.

Lápide funerária achada em Mértola do séc. V


Documentada assim a sua existência, pode-se deduzir que ela se prolongou durante o domínio islâmico, apesar de nom se encontrar, até hoje, referenciada em textos escritos ou arqueológicos.


A reconquista cristã para sul permitiria que as influentes comunidades judaicas que habitavam o centro e o sul da Península Ibérica muçulmana, passassem para o poder dos novos senhores, os reis cristãos. O mesmo aconteceu na faixa mais ocidental, pois as mais antigas informações mencionavam um membro da família Ibn Yahia, Yahia ben Yaisch, como colaborador do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Ao lado deste, participou na luta contra o Islão polo que, segundo a tradiçom genealógica desta família, o soberano ter-lhe-ia permitido o uso de brasom com a cabeça dum negro, como recompensa pola sua bravura. Daí, o facto de os Ibn Yahia serem também designados por Negro.


No entanto, é possível que a posse dum emblema por esta família seja mais recente, se atendermos a que as armas das linhagens da nobreza portuguesa só se iriam cristalizar nos séculos XIII-XIV e que dificilmente umha família judaica se sobreporia a esta. Porém, nom se pode esquecer que os Negro constituíram a mais antiga família de judeus cortesãos conhecidos e onde foram escolhidos vários rabis-mores de Portugal.


Maria José Pimenta Ferro Tavares (Lisboa, 1945) é umha historiadora e professora portuguesa, especialista na história dos Judeus e dos cristãos novos em Portugal. Em 1998 foi a primeira reitora dumha universidade ou instituiçom de ensino superior em Portugal. As principais obras dela são "Os Judeus em Portugal no século XIV", Lisboa, Guimarães Editores (2000) e "Os Judeus em Portugal no século XV", Universidade Nova de Lisboa  (1982-1984)


Fonte: Linhas de Força da História dos Judeus em Portugal UNED

1 comentário:

  1. Shalom v' Pesach Sameach!

    Muito interessante. Na minha genealogia tenho os Dias Negrão - que não sei se teriam ligação com os Negro- que eram de Faro. Gosto muito deste blog que evoca o judeu-português falado pelos sefarditas portugueses antepassados.

    ResponderEliminar