quinta-feira, 13 de março de 2025

JUDAISMO E INTERCULTURALIDADE

 Nos dias 26, 27 e 28 de maio, acontece no Cais do Sertão o 3º. Congresso de Judaísmo e Interculturalidade. A iniciativa dos professores Ana Paula Cavalcante e Daniel Valério, em 2022, em Fortaleza teve seguimento em Portugal, na cidade de Penamacor, em 2023. Nas duas ocasiões o evento foi realizado conjuntamente com a Universidade de Salamanca, que vem apoiando ao longo das décadas recentes, uma série de trabalhos de cooperação internacional com o Brasil, especialmente por intermédio do professor Angel Espina Barrio, que dirige a pós-graduação em antropologia naquela multicentenária universidade, e onde o professor Valério e Ana Paula desenvolvem pesquisas.



É, como se nota, o estilo desse congresso a realização conjunta em redes, conforme o espírito do tempo atual, de múltiplas colaborações. Desta vez, a Cepe, nomeadamente a equipe das revistas Continente e Pernambuco, sedia e coordena o congresso, o de número 3, sob o tema geral de “História e Transculturalidade”. Diferentemente das versões anteriores, o atual congresso terá um número reduzido de palestras, para que as comunicações possam ser mais aprofundadas e o público participar mais ativamente. Esperam-se 18 conferencistas que abordarão os mais variados temas em torno da cultura judaica e suas interfaces.


Nomes como André Oliveirinha, de Portugal; Ioram Melcer, de Israel; e Caesar Sobreira, do Brasil, além dos já citados, confirmaram na sua participação. Além da Universidade de Salamanca e da Cepe, atuam na organização do congresso, o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e o Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León.


As inscrições são gratuitas, exclusivamente pelo site https://ciji.com.br, mas as vagas são limitadas. Haverá, além das palestras –em estilo de conferência– lançamentos de livros e outras atrações culturais, no auditório É do Povo, no Centro Cultural Cais do Sertão.

Sem comentários:

Enviar um comentário