terça-feira, 30 de janeiro de 2024

MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DA SHOAH SEM JUDEUS

 No último sábado (27), António Guterres, secretário-geral da ONU, gerou polêmica ao se manifestar acerca do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. 


Numha postagem no X (antigo Twitter), ele nom fez nengumha referência ao povo judeu, que foi o principal alvo do genocídio perpetrado polos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Também nom houve mençom a Israel onde, a 7 de outubro, os Judeus sofreram o maior massacre desde o Holocausto.



Desde os ataques terroristas do Hamas, os posicionamentos de Guterres têm desagradado a comunidade judaica, seja pola demora a condenar as atrocidades cometidas polo grupo terrorista ou por afirmar que elas precisam ser compreendidas à luz dum contexto maior.


A postagem do dia 27, contudo, chama atençom pola incoerência, tendo em vista as campanhas da própria ONU para o combate à distorçom e ao negacionismo do Holocausto, sobretudo nas redes sociais. 

Isso porque, no dia anterior, 26, em discurso feito na Assembleia Geral das Nações Unidas, transmitido no canal oficial da instituiçom no YouTube, Gutteres afirmou lamentar as mortes de “seis milhões de crianças, mulheres e homens judeus mortos polos nazistas e os seus colaboradores”.


Via I24 News

Sem comentários:

Enviar um comentário