sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

DECISOM DO TIJ EM HAIA SOBRE ISRAEL

 Na manhã desta sexta-feira, a Corte Internacional de Justiça emitiu um parecer em relaçom à acusaçom da África do Sul contra Israel polo crime de genocídio.  


O Tribunal negou o pedido israelita para arquivamento da denúncia e afirmou que o pleito sul-africano é justo. 


O tribunal determinou que Israel tome medidas para prevenir e punir o incitamento direto ao genocídio na sua guerra em Gaza.


"O Estado de Israel deverá tomar todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de todos os atos no âmbito do Artigo II da Convençom do Genocídio", disse o tribunal.


Contudo, o que foi mais importante é que o tribunal nom atendeu à exigência da África do Sul dum cessar-fogo unilateral imediato na sua operaçom militar contra o HAMAS em Gaza.


Isto é, a África do Sul (e o HAMAS) pedia um cessar-fogo imediato em Gaza, mas os juízes nom exigiram um cessar fogo imediato, logo, nom acataram esse pedido específico o que demonstra que nom há genocídio na guerra contra o Hamas em Gaza.


Como esperado numha guerra, a Corte pediu medidas cautelares a Israel e mais ajuda humanitária para os palestinianos em  Gaza.


Além disso, a Corte também pediu a libertaçom imediata dos reféns que estão em Gaza.


Equivocada e desnecessária a posiçom do Brasil de apoio a África do Sul acusando Israel de genocídio contra os Palestinos em Gaza.


Fonte: Instituto Brasil Israel


Sem comentários:

Enviar um comentário