segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

ISRAEL ENCARA O TERCEIRO CONFINAMENTO TOTAL

Perante a incapacidade de controlar a propagaçom da Covid-19, Israel iniciou no domingo 27 de dezembro um terceiro confinamento, combinado com um programa de vacinaçom rápida que visa subjugar a pandemia em duas datas (as eleições gerais de 23 de março e o festival da Páscoa quatro dias depois). No primeiro, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu espera que o seu partido Likud receba a recompensa dum eleitorado agradecido; no segundo, o tradicional Seder (jantar) da Páscoa em família, substituirá o confinamento do ano passado durante a primeira onda da pandemia. 

Enquanto isso, no sábado 26 de dezembro, o surgimento e mutaçom do coronavírus atingiu 2.680 novos casos; 4% foi testado positivo em 63.000 testes. O número de doentes graves disparou em 91 numha semana, para 584, com 133 que precisam ventiladores, e o número de mortes aumentou em 112 na mesma semana, para um total de 3.210. Mais de 200 vítimas de coronavírus foram identificadas em cada uma das 36 localidades. No entanto, os israelitas também formaram longas filas nos postos de vacinaçom montados às pressas. Na primeira semana do programa, 280.000 receberam a primeira das duas doses. 


280.000 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 e o governo alveja chegar a 150.000 vacinas por dia

No sábado, Netanyahu estabeleceu algumhas metas ambiciosas: 150.000 vacinas por dia numha semana e mais de dous milhões até o final de janeiro. Dentro dum mês, disse ele, 2,25 milhões cidadãos de Israel terám recebido a sua segunda dose. Toda a populaçom de alto risco será entom coberta, bem como todas as equipas médicas e pessoas com mais de 60 anos que representam 95% das mortalidades. Depois de mais 30 dias, o primeiro-ministro previu, “podemos sair do coronavírus, abrir a economia e fazer cousas que nenhum outro país pode fazer”. 

O primeiro-ministro disse que consultou as empresas farmacéuticas que fornecem a vacina e pediu-lhes que aumentassem as entregas para atender à taxa acelerada de inoculações. Eles responderam afirmativamente. 

A partir das 17h no domingo, a entrada em vigor do terceiro confinamento acarreta o encerramento de todos os pontos de venda, incluindo instalações individuais como cabeleireiros, exceto supermercados, farmácias e entregas em domicílio em restaurantes e comida de take-away. Sem entretenimento ou desporto em grupo, apenas atividades individuais como corrida; o serviço de transporte público será reduzido em 50%. O movimento fora de casa é reduzido a um raio de 1.000 metros, exceto para trabalhadores empregados em instalações aprovadas, e visitas a outras casas som proibidas. Relativamente ao ensino pré-escolar, 1-4 séries e 11-12 séries podema assistir às aulas até as 13h00 e programas especiais para continuar como de costume. Os professores vam receber vacinas com prioridade. 

O programa de “ilhas verdes” para hotéis nas áreas populares de resort de Eilat e do Mar Morto está suspenso. Todos os passageiros que chegarem serám retirados do aeroporto Ben Gurion para os hotéis de quarentena do governo. 

 O diretor do coronavírus, Prof. Nahman Ash, que também falou no sábado, advertiu que duas semanas nom seriam suficientes para o confinamento nacional ter efeito e outras duas semanas serám provavelmente necessárias antes que o nível de infeçom caia para menos de 1.000. novos casos por dia e um fator R inferior a um. 

Mas Ash também previu que o terceiro encerramento seria o último antes que a pandemia fosse controlada. O impacto das vacinas começará após o fim do confinamento, disse ele. 

Na semana anterior, no dia 22 de dezembro, o diretor do Gabinete do Coronavirus, Nachman Ash, alertara os ministros para se apressarem e decidirem entre duas opções: un confinamento total de três semanas ou um período mais longo de cinco semanas de restrições mais rígidas. Em todo caso, a decisom devia ser tomada para já, já que a infeçom por coronavírus estava disparando (3594 novos casos na segunda-feira com 4,2% de testes positivo). Ato contínuo, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu anunciou a convocatória do Gabinete do Coronavírus para a quarta-feira a fim de aprovar o terceiro confinamento nacional. Ele também disse que a variante da Covid-19 britânica pode já ter chegado a Israel, embora nom tenha perdido tempo antes de fechar o aeroporto internacional e colocar os desembarques em quarentena.

Sem comentários:

Enviar um comentário