Na Faixa de Gaza as enchentes provocadas polas fortes chuvas no passado mês de dezembro fizeram com que por volta de 40.000 pessoas tivessem de abandonar os seus lares. Mas, segundo um rumor, na realidade, as inundações teriam sido provocadas propositadamente polas autoridades israelitas. Nascia mais um elemento da teoria da conspiraçom.
Imagens das cheias da Banda de Gaza deste inverno |
"Israel inunda bairros inteiros de Gaza ao abrir os diques", intitula Euro-Palestine, o site da associaçom de Olivia Zemor. O texto, que qualifica de "medida imunda tomada por Israel" foi retomada por outros portais conspiracionistas, como Alterinfo, Bellacio, o site da IRIB, o audiovisual iraniano.
A origem da acusaçom: as declarações dum representante palestiniano dependente do governo de Hamas no poder na Faixa de Gaza, Yasser Shanti, reproduzidas pola agência de imprensa Maan News. Segundo ele, "as autoridades israelitas abriram as barragens a Leste da Faixa de Gaza, inundando muitos bairros habitacionais nas vilas vizinhas".
Numha reportagem, o correspondente em Gaza de Press TV, cadeia iraniana de televisom por satélite, realizou as mesmas acusações, referindo "a abertura por Israel dumha barragem, a Leste da Faixa de Gaza, alagando grandes extensões de terra".
Problema: nom existe qualquer barragem desse tipo a leste da Faixa de Gaza.
Em 15 de dezembro a jornalista israelita Amira Hass tentou verificar a veracidade destas acusações no jornal Haaretz. O resultado: a única "barragem" que existe em toda a regiom é umha estrutura de cimento dum metro de alto situada em território israelita e destinada a encaminhar as águas da chuva para um reservório que se acha no sector de Tzéélin, no Negueve. Esta estrutura nom apenas nom pode ser "aberta" ou "fechada", mas nom poderia ter impedido em qualquer caso as inundações produzidas em Gaza.
O chefe do escritório de France 2 em Jerusalém, o jornalista Charles Enderlin, confima que "ninguém conhece a existência de barragens a leste de Gaza" e que "nom existe qualquer ribeiro ou riacho nesse sector, salvo alguns regatos que, às vezes, se enchem no inverno". Ele lançou o seguinte desafio em Twitter: "Se alguém achar umha barragem nesse canto, irei-o filmar!".
Nom é a primeira vez que se formula um rumor dumha barragem aberta por Israel para inundar os Palestinianos, umha espécie de equivalente "anti-israelita" do famoso rumor de Abbeville. Em janeiro de 2010 o canal iraniano PressTV e o jornal gazadi The Palestine Telegraph realizaram acusações semelhantes.
Informações tiradas de Conspiracy Watch.
http://dsmota1.blogspot.com.br/ cascola tradicional faz chover, tempestade, esfriapra eternidadu , faz catastrofes
ResponderEliminar