terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ARGOZELO

Argozelo (ou Argoselo) é umha vila portuguesa do concelho de Vimioso na regiom de Trás-os-Montes. Situada nas regiões naturais de Deilão e Lampaças, trata-se dumha das maiores aldeias do distrito de Bragança que apresenta o tipo de paisagem típica da Terra Fria Transmontana.

Por carta de El-rei D. Dinis de 1319 integrou o concelho de Miranda do Douro, passando depois para o antigo concelho de Outeiro e mais tarde para o de Vimioso.

Argozelo possui um bairro judeu, conhecido de Bairro de Baixo, conhecido popularmente por ser habitado exclusivamente por descendentes endogâmicos dos judeus forçados à conversom. Os criptojudeus, apesar de serem publicamente católicos, continuaram a praticar o judaismo em secreto. Todos sabiam quem eram os "Judeus", nom casando durante muito tempo os cristãos-velhos com os cristãos-novos, pois nem sequer era autorizado. Posteriormente começou a se transgredir esta norma com algumhas reservas.

O judaísmo está ligado ao curtume das peles, sendo o símbolo de judeu atribuído aos peliqueiros e almocreves. Também a cruz, com mais de 350 anos, que se ergue no largo do Sagrado é associada segundo alguns populares aos judeus, estando situada onde em tempos havia um cemitério judaico, tal como os locais onde existiram os tanques onde eram tratadas as peles.
Cruz de Argozelo onde se acha que existiu um cemitério judaico.
Nesta freguesia o investigador Amílcar Paulo recolheu há muitos anos umha tradiçom levada a efeito por mulheres mais idosas, onde durante oito dias, as mesmas traziam na Páscoa um crucifixo preso à saia, e ao caminhar declamavam que: "quanto mais te arrasto, mais vontade tenho de te arrastar".

Sem comentários:

Enviar um comentário