quinta-feira, 12 de novembro de 2020

SPUTNIK V É A PRIMEIRA VACINA PARA A COVID-19 CANDIDATADA PARA REGISTO EM ISRAEL

A agência noticiosa russa Sputnik acaba de confirnar que o centro hospitalar Hadassah de Jerusalém  tenciona apresentar a vacina anticovid russa Sputnik V ao Ministério de Saúde israelita para o seu registo, segundo o diretor geral do centro, Zeev Rotstein.

© SPUTNIK / VLADIMIR PESNYA

"Devido a que sabemos que todos os testes (russos) estám a levar-se a cabo corretamente, consoante com os padrões, solicitamos toda a informaçom sobre a vacina para proporcioná-la ao Ministério da Saúde israelita (...) A vacina russa Sputnik V é a primeira vacina a ser apresentada para o seu registo em Israel", disse Rotstein.

Quando a vacina russa for registada, o hospital Hadassah planeia importá-la e começar a sua produçom no Estado judeu.

A 5 de novembro o hospital solicitou 1,5 milhões de doses da vacina Sputnik V, acrescentando que, caso o Ministério da Saude de Israel nom autorizar o uso da vacina, o centro vai usá-la nas suas delegações no estrangeiro.

O passado 11 de agosto a Rússia registou a vacina contra a Covid-19 Sputnik V, desenvolvida polo Centro de Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleya, dependente do Ministério da Defesa. O fármaco é produzido em cooperaçom com o Fundo Russo de Investimento Direto.

Dias depois, a 15 de agosto, conhecia-e que o grupo Iberatlantic Global Corporation, umha empresa galega sediada em Vigo, acabava de travar um acordo com as autoridades russas para distribuir a vacina Sputnik V. Foi através da Fundaçom Roscongress que a Iberatlantic foi convidada a cooperar neste assunto. O grupo galego conta com "excelentes relações" com o setor empresarial e institucional russo, exercendo como ponte com o mercado latino-americano. Além disso, conta com experiencia em superar atrancos de todo o tipo, entre os quais, o legal e alfandegário, a fim de facilitar a importaçom de produtos russos.

O CEO da Iberatlantic é Pedro Mouriño, que também faz parte da direçom do Círculo de Empresários da Galiza e da Associaçom Galega de Amizade com Israel (AGAI). "O mercado farmacéutico está muito regulamentado e garantista em Espanha. Nós fazemos trading geral e este é muito específico. Talvez preciemos apoio nalgumha empresa do setor espanhola", referiu ele no verão passado em Portugal. Porém, Mourinho reconheceu que para o grupo que lidera é um primeiro passo importante "que nos coloca, mais umha vez, como um referente dos negócios com a Rússia".

Pedro Mourinho, CEO da IberAtlantic Global Corporation


A vacina consta de dous componentes: enquanto o
 primeiro baseia-se no adenovírus humano tipo 26, o segundo no adenovírus humanso recombinante de tipo 5. O medicamento é ministrado em duas etapas, num intervalo de 21 dias.

A vacina Sputnik V superou as duas fases de testes e a terceira e definitiva está a ser realizada na atualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário