Ontem, 13 de abril, pola primeira vez a República Islâmica do Irão atacou Israel diretamente, disparando centenas de drones e mísseis balísticos. Israel, no entanto, abateu 99% das ameaças, a maior parte delas fora das suas fronteiras. Foram utilizados sistemas ultra tecnológicos numha cooperaçom sem precedentes com países árabes e aliados ocidentais, como Reino Unido, França e Estados Unidos.
Parte da razom pola qual o ataque iraniano falhou tão completamente é o Irão nom levar em conta que Israel tem muitos aliados na regiom e no mundo ocidental. Eles gritaram tanto que Israel está isolado que começaram a acreditar nas suas próprias mentiras.
Capa recente do The Economist sobre o isolamento de Israel |
Porque o Irão falhou estrategicamente?
> Ligaram Israel aos países árabes sunitas: Arábia Saudita, Jordânia e EAU
> Mobilizaram totalmente ocidente e o mundo livre ao lado de Israel
> Relegaram a guerra de Gaza
> A grande maioria de mísseis e drones foram interceptados.
Pior nom lhes pude ter corrido
O sucesso da força aérea israelita e da sua defesa aérea nesta última noite serão ainda estudados em escolas militares no futuro. Especialistas falam em “noite histórica” para o exército de Israel.
Agora resta saber como Israel irá processar a tentativa iraniana de atacar o país e se responderá. O facto é que o Irão falhou politicamente e estrategicamente. Israel venceu.
Sem comentários:
Enviar um comentário