sexta-feira, 17 de março de 2023

ADOLFO KAMINSKY: TRABALHAR ATÉ DESMAIAR

 Este é Adolfo Kaminsky (1925-2023) 

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele salvou a vida de 14.000 judeus franceses. Adolfo nasceu em 1º de outubro de 1925 na Argentina, filho de pais judeus russos que fugiram dos pogroms. 

Em 1930, a família Kaminsky mudou-se para a França. Depois que sua mãe foi morta polos nazistas em 1941, Kaminsky aderiu à resistência francesa aos 17 anos. Ele entom trabalhou num laboratório clandestino subterrâneo em Paris, onde passou o resto da guerra a falsificar documentos de identidade.

Andolfo Kaminsky (1925-2023)


“Sempre me lembrarei do nosso maior pedido de documentos. 300 crianças em 3 dias. Nom foi possível. Eu tinha de ficar acordado o maior tempo possível. Lutar contra o sono. A matemática era simples. Numha hora fiz 30 documentos falsos. Se eu dormisse por umha hora, 30 pessoas morreriam. O meu maior medo era cometer um erro técnico, qualquer detalhe que me escapasse. Em cada documento repousa a vida ou a morte dum ser humano. Entom trabalhei, trabalhei, trabalhei até desmaiar. Quando acordei, continuei a trabalhar. Nom podíamos parar."

Após a Libertaçom de Paris, em agosto de 1944, ingressou no Exército francês e foi transferido para a Alemanha. Ele foi premiado com a Médaille de la Résistance e contratado polos serviços secretos da Marinha Francesa, que o selecionaram para criar identificações falsas para espiões enviados para investigar e detectar a localizaçom de campos de concentraçom antes de serem desmantelados polos nazistas.

Após a rendiçom alemã, ele ajudou os Judeus a emigrar para o Mandato Britânico da Palestina entre 1946 e 1948, numha altura em que o Reino Unido impunha impedia a chegada de refugiados judeus a Israel.

Contrário à guerra colonial francesa desligou-se do exército. Desde entom, continuou falsificando documentos para vários grupos, entre as quais a FLN da Argélia. A partir de 1963, colaborou com vários movimentos de esquerda, quer na América Latina (no Brasil, Argentina, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, México, República Dominicana e Haiti), quer na África (Guiné-Bissau, Angola e África do Sul). Na Europa combateu o regime de Salazar em Portugal, a Espanha de Franco e a ditadura grega. Na sequência de Maio de 1968 criou documentos falsos Daniel Cohn Bendit.

Ele treinou muitas pessoas em falsificaçom para apoiá-los na sua luta contra as ditaduras. Ele sempre trabalhou de graça. A única exceçom foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando o laboratório cobriu todas as suas despesas para permitir que trabalhasse em tempo integral.

Kaminsky finou o passado 9 de janeiro.


O seu filho Youcef José Lamine Kaminsky (nascido em 1977) é um rapper francês conhecido como Rocé. A sua filha Sarah Kaminsky (nascida em 1979) é escritora e atriz. Em 2009, ela retraçou a vida de seu pai num livro intitulado "Adolfo Kaminsky, a vida de um falsificador", publicado pola Calmann-Lévy.


Fonte: Humans of Judaism

Mais informações: Adolfo Kamisky

Sem comentários:

Enviar um comentário