Vila portuguesa pertencente à regiom da Beira, com cerca de 2800 habitantes.
Situada no coraçom da Serra da Estrela, Manteigas desde sempre foi umha terra ligada à transumância e ao trabalho da lã. As suas ligações históricas ocorreram principalmente com centros localizados junto à montanha que possuíam comunidades judaicas ou cristãs-novas; Covilhã (a relaçom mais documentada), Gouveia (e Melo), Belmonte, Guarda e Seia.
Embora sem existência comprovada de judiaria medieval, o município de Manteigas preserva até aos dias de hoje locais geográficos que, como o do Poio do Judeu som memória dumha certa presença judaica.
Igualmente, vários processos da inquisiçom foram intentados, por judaísmo, contra naturais da vila. Curiosamente, os que já se encontram documentados referem-se ao período final do Tribunal do Santo Ofício (primeira metade do século XVIII).
Por outro lado, em investigaçom recente conduzida pola Câmara Municipal, que recentemente aderiu à Rede de Judiarias de Portugal, comprovou-se a existência de 22 cruciformes inseridos em 14 edifícios bem como 32 portais chanfrados disseminados pelo núcleo histórico.
Fonte: Rede de Judiarias de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário