domingo, 11 de maio de 2014

ESTREMOZ

Cidade portuguesa na regiom do Alentejo com cerca de 7.700 habitantes.


Embora a presença judaica em Estremoz, ainda que fraca, já existia no século XIII, viu o número dos seus habitantes aumentar ao longo dos séculos XIV e XV em virtude da vaga antissemita imperante nos reinos de Espanha.

Segundo Maria José F. Tavares, em 1462 habitavam em Estremoz 100 judeus, representando cerca de 3% da populaçom.

Depois da expulsom dos Judeus de Portugal a Judiaria de Estremoz conheceu a mesma sorte que tantas outras, esmorecendo por causa das conversões ou dum exilo forçado.

Da existência de Judeus, cripto-judeus ou cristãos-novos em Estremoz restam hoje cruciformes e interessantes marcas em ombreiras de porta.

Dentre o património material judaico existente na Judiaria de Estremoz destaca:

  • No nº 14 da Rua do Arco de Santarém existem, gravadas numha porta ogival, na face externa no lado direito, cinco cruzes simples e de semelhantes dimensões.
  • No nº8 do Largo de D. Dinis, na antiga Pr. do Castelo, encontra-se gravada na ombreira da porta, na face externa direita, umha cruz de converso simples.
  • No nº4 da Rua Nova encontra-se um número sgnificativo de gravações do lado direito da ombreira da porta, bem como umha concavidade aberta ou marca de Mezuzah.
  • No nº2 da Rua Rainha D. Isabel, antiga Rua da Cadeia, encontra-se umha casa de feiçom quinhentista com três cruzes rasgadas no lado esquerdo da ombreira da porta. Outras casas desta mesma rua (a nº8) apresentam gravações em ombreiras de porta.
A maioria das marcas identificadas no núcleo urbano antigo de Estremoz encontram-se gravadas no lado direito da ombreira da porta. A preferencia pola face externa talvez esteja ligada com a intençom de ostentar tais símbolos.

No município de Estremoz existem também vestígios de presença judaica na freguesia de Evora Monte.

Sem comentários:

Enviar um comentário