Vila portuguesa banhada polo rio Lima situada na regiom do Minho, com cerca de 2800 habitantes.
Caracterizada pola sua arquitetura medieval e pola área envolvente, Ponte de Lima é umha localidade muito importante desde a era romana. Trata-se da vila mais antiga de Portugal, pois recebeu foral de Dona Teresa em 1125 e possuiu um palácio da Corte do Reino da Galécia-Leom. No século XIV, atendendo à sua posiçom geoestratégica, D. Pedro I, mandou muralhá-la, polo que a vila ficou cercada de muralhas, nove torres e seis portas.
A Judiaria de Ponte de Lima existiu durante os séculos XIV e XV. O acesso à Rua da Judiaria (atual Rua da Porta Nova) era realizado através do Arco da Porta Nova, que ainda se conserva junto à torre da cadeia velha.
|
Arco da Porta Nova, o acesso à Judiaria de Ponte de Lima. Wikipédia |
Sem existir qualquer informaçom da origem da Rua da Judiaria, nesta rua existe um chafariz encimado por umha menina de pedra transportando umha bilha, também de pedra, à cabeça.
A comunidade judaica eram os principais organizadores da feira local. Desde entom, na segunda segunda-feira de cada mês, ainda é realizada a mesma feira, oferecendo às pessoas umha excelente oportunidade para descobrir e comprar algum do rico artesanato local.
Sem comentários:
Enviar um comentário