Conhecida como a "Veneza de Portugal", Aveiro é umha cidade portuguesa na regiom de Beira, com cerca de 55.300 habitantes.
A sua magnífica situaçom geográfica propiciou desde muito cedo a fixaçom de populaçom, sendo a salinagem, as pescas e o comércio marítimo fatores determinantes do seu desenvolvimento, o que pude ter atraído os Judeus.
No séc. XIII Aveiro foi elevada à categoria de vila. Em 1434 D. Duarte concedeu-lhe o privilégio de realizar umha feira franca anual que chegou aos nossos dias.
Segundo a documentaçom existente, já no século XV a comuna da Judiaria de Aveiro atingia o número suficiente de pessoas para ser-lhe imposta a segregaçom.
A Judiaria de Aveiro localizava-se no terreno em que, mais tarde, se constituiu a cerca e dependências do Convento das Carmelitas.
Porém, na primeira década do século XX essa cerca e dependências foram derrubadas para a abertura da Praça do Marquês de Pombal.
Planta de Aveiro do séc. XVII indicando o local onde se encontrava a antiga Judiaria |
Não existe qualquer documentação que demonstre a existência da comuna judaica em Aveiro. A sua marcação na planta é abusiva e é uma suposição. isto para além da planta estar cheia de erros. A única referência medieval existente é a que se encontra no Numeramento de 1527 que coloca a judiaria na Taipa, que era termo de Aveiro. As outras referências na documentação são vagas e não localizam.
ResponderEliminar