segunda-feira, 28 de abril de 2014

MIRANDELA

Cidade portuguesa na regiom de Trás-os-Montes situada nas margens do rio Tua, com cerca de 11.500 habitantes.

Conhecida antigamente como Caladunum, o rei D. Afonso III deu-lhe foram em 1250, sendo elevada a cidade em 1984.

Segundo informações da câmara municipal, a Judiaria de Mirandela ficaria situada nas atuais Ruas do Toural e do Rosário, incluindo a Travessa do Quebra-Costas.




Carlos Baptista/Por terras de Sefarad
Nas causas realizadas pola Inquisiçom espanhola na Galiza durante a primeira década do século XVII aparecem pessoas com origem nesta localidade transmontana: Beatriz da Costa (36 anos) e Ysabel da Costa (38 anos) com residência em Verim no processo de 1603, bem como o mercador António de Morais (36 anos), com morada em Ribadávia, no processo de 1608 ou do malsim contra os cristãos-novos dessa localidade. Tudo leva a crer que estes réus, ao igual que outros muitos, atravessaram a fronteira galego-portuguesa buscando abrigo na casa de parentes ou conhecidos, notadamente também cristãos-novos.

Existiu umha rota de fuga Mirandela - Bragança - Puebla de Sanábria para escapar das perseguições da Inquisiçom portuguesa.

Para além da cidade de Mirandela, existe tradiçom de presença judaica nas freguesias de Carvalhais e de Torre de Dona Chama (sede de concelho entre 1287-1855).

Sem comentários:

Enviar um comentário