quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

AUSCHWITZ, A MORTE INDUSTRIAL



Libertado polos soviéticos em 27 de janeiro de 1945, Auschwitz-Birkenau foi o maior dos campos de extermínio nazistas. Neste complexo da morte industrial instalado perto da pequena cidade polaca de Oswiecim foram mortos, de acordo com cálculos do historiador Franiciszek Piper, 1,1 milhões de pessoas, entre os quais 960.000 judeus, 75.000 Polacos, 21.000 Ciganos e 15.000 prisioneiros de guerra soviéticos. Estes números constituem agora um consenso entre os historiadores. Como escrito por Annette Wievorka, "Auschwitz designa doravante a metonímia da Shoah/Holocausto". O campo representava o esteio do sistema de morte industrial que abrangia outros campos de extermínio (Treblinka, 750.000 vítimas, Belzec, 550.000, Sobibor, 200.000, Chelmno, 150.000, Majdanek, 50.000). Estes campos de extermínio eram diferentes dos campos de concentraçom onde foram deportados centenas de milhares de inimigos do regime e os resistentes. A singularidade da "soluçom final", que matou de 5 a 6 milhões de Judeus, bem como de 200.000 a 400.000 Ciganos, foi apagada ou mesmo negada após a guerra e até a década de 60.


Quando os nazistas decidiram exterminar os Judeus?

A maioria dos historiadores acham que "a soluçom final para a questom judaica" foi oficialmente decidida a 20 de janeiro de 1942 na Conferência de Wannsee, perto de Berlim. Foi gradualmente que este projeto de extermínio foi desenvolvido. "Estava potencialmente presente dos anos 20 na mente de Hitler, mesmo que apenas pudesse ser perpetrado em circunstâncias especiais", diz o historiador Florent Brayard, observando que "somente nos primeiros meses de 1942, depois de várias arbitragens, é que os líderes nazistas passaram dum projeto político de extinçom dos judeus europeus no plano mais ou menos de longo prazo para um projeto de extermínio no prazo de um ano". Os nazistas tinham pensado primeiro forçar os Judeus a emigrar para fora da Europa, mas nengum país estava disposto a os albergar. Entom estudaram a possibilidade de deportações forçadas para Madagascar. Após a ocupaçom da Polônia começaram a estacioná-los em "reservas" e guetos. Mas essas soluções pareciam-lhes insuficientes, particularmente após a invasom em junho de 1941 da Uniom Soviética. "1942 foi o ano mais trágico para os judeus europeus, diz Florent Brayard. Mais de metade provavelmente das 5-6 milhões de vítimas foram exterminadas" nos campos, guetos ou à bala.

Como é que foi implementada esta política?

Polo menos 1 milhom de Judeus foram mortos de jeito "artesanal" polos Einsatzgruppen, as "equipas móveis de matança" que acompanhavam o exército alemão no seu avanço, liquidando sistematicamente as populações judaicas. Mas estes massacres a fuzil e metralhadora colocavam problemas de "rentabilidade". Durante o verão de 1941, os nazistas começaram a converter os camiões em câmaras de gás utilizando os gases de escape. Entom eles criaram na Polônia, nos campos de Chelmno e Belzec, instalações permanentes para o gaseamento com monóxido de carbono. Até agora "regional", depois de Wannsee, o genocídio tornou-se sistemático em todos os territórios controlados polo Reich. "A soluçom final prosseguiu com etapas escalonadas cada umha das quais resultou de decisões tomadas por inúmeros burocratas no seio dumha vasta máquina administrativa", escreveu Raul Hilberg na sua suma "A Destruiçom dos judeus europeus". País por país, era preciso primeiro identificar os judeus, concentrá-los, deportá-los e, finalmente, assassiná-los. O sistema funcionou até o fim, mesmo quando o Reich estava a desabar.

Quando foi estabelecido o campo de Auschwitz?

Originalmente, em junho de 1940, tratava-se dum pequeno campo de concentraçom para os polacos e, um ano mais tarde, para prisioneiros soviéticos. Em dezembro de 1941 foi organizado o primeiro gaseamento homicida "teste" com Zyklon B (ácido cianídrico) sobre os Russos classificados como "fanáticos comunistas" e doentes "irrecuperáveis". Rudolf Hoess, comandante de Auschwitz julgado e enforcado após a guerra, fala nas suas memórias da sua entrevista, no início da soluçom final, com Himmler, chefe da SS, quem lhe explica que "os centros de extermínio já existentes zona oriental nom estám em estado de realizar até o fim as grandes ações planejadas". Auschwitz foi escolhido tanto pola boal ligaçom ferroviária quanto polo do facto de que "podia ser facilmente isolado e camuflado." Os nazistas atribuíram a Auschwitz duas funções: o assassinato daqueles que nom precisavam e o trabalho até a exaustom mortal para os outros. A mão-de-obra de deportados do campo de trabalho I será utilizada para construir um segundo campo a três quilómetros de distância. Ao contrário do campo de concentraçom, o campo de extermínio de Birkenau (Auschwitz II), "inaugurado" em outubro de 1941, nom tinha outro propósito que a morte industrial. Num terceiro campo, Auschwitz III-Monowitz, foi instalada umha fábrica da IG Farben.

Como era o extermínio?

As primeiras câmaras de gás de Birkenau funcionaram a partir de julho de 1942. Os corpos eram entom ainda queimados em valas abertas. O ritmo de assassinatos acelerou-se e, na primavera de 1943, quatro novos conjuntos de câmaras de gás com fornos crematórios adjacentes foram construídos pola empresa Kopf que obtivera o contrato. Os recém-chegados eram rapidamente classificados. Homens e mulheres em estado de trabalhar partiam para Auschwitz I ou III. Todos os outros, crianças, velhos, doentes, mulheres com filhos, aqueles que nom passavam a "seleçom" eram mortos imediatamente. As SS "tratavam", por vezes, até 20.000 pessoas por dia. Os deportados despiam-se e depois, a golpes, eram guiados em direçom para o que eram chamadas de salas de duche. Eles eram trancados em salas herméticamente fechadas onde eram deitados cristais de Zyklon B que os asfixiavam ao cabo de minutos na agonia. Os Sonderkommandos, grupos de prisioneiros judeus forçados a este trabalho e regularmente elimiados, esvaziavam as câmaras de gás e logo a seguir queimavam os corpos nos crematórios, apos ter recuperado os cabelos e os dentes em prata ou ouro, metais preciosos que eram utilizados para o esforço de guerra do Reich. Alguns homens do Sonderkommandos que tentaram revoltar-se antes de serem mortos eles também conseguiram manter diários, encontrados nas cinzas de Auschwitz.

Artigo tirado de LIBERATION, traduzido para o galego-português por CAEIRO.

Sem comentários:

Enviar um comentário