segunda-feira, 19 de maio de 2014

TORRES NOVAS

Cidade portuguesa da regiom da Estremadura, com cerca de 13.700 habitantes.

Segundo a história lendária, diversos terão sido os povos que ocuparam Torres Novas ao longo dos tempos: gregos, romanos, celtas, árabes. Até a conquista definitiva polos cristãos, tanto o castelo como a povoaçom foram sucessivamente destruídos e reconstruídos.

Torres Novas foi conquistado definitivamente aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral por D. Sancho em 1190 e confirmado mais tarde por outros reis porugueses. Em 1376, D. Fernando ordena a reconstruçom do castelo após as guerras de independência com Castela.

Torres Novas parece ter tido povoamento judaico desde o ínício do século XIV, umha vez que as autoridades municipais reconheceram nas Cortes de Elvas de 1361, o despovoamento do concelho por motivo de pestes e fomes, relatando que a judiaria desta localidade era apartada e lá viviam muitos judeus. “Dizeis que nessa vila há judiaria apartada em que moram peça de judeus, os quais não têm carniceiro entre eles que lhes talhem as carnes que hão-de
comer como costume…”

A Judiaria de Torres Novas estaria localizada no exterior da cerca velha, entre Valverde e a Rua Direita, ligando com as Praças Velha e Nova, bem próxima da igreja de Santiago, abrangendo as atuais Rua Nova, Rua Nova de Dentro, Rua da Regueira de Água, Rua dos Sabugueiros, Rua da Fonte de Vallverde, Rua dos Ferreiros e Rua de Santiago.

Nos finais do século XV, a sua populaçom aumentou e à judiaria foi autorizado a permissom para alargar a casa das Toras da sinagoga, e adquirir a casa que lhe estava anexa, para abrir nela umha porta. A sinagoga estaria situada a meio da Rua da Judiaria, sendo que as casas que compunham esta comuna, eram pertença das Confrarias de Santa Maria dos Anjos e de Jesus.

Após o ano de 1496, a judiaria passou a designar-se Vila Nova. Porém, ficaram alguns vestígios na topónimia, ligados à presença dos judeus como "Vale de Judeus" (o cemitério), ou os "Rabis", junto à Golegã.

As áreas que, nos séculos XVI e XVII, iriam constituir potenciais polos de atraçom populacional e consequente implantaçom urbana de Torres Novas eram essencialmente a judiaria e os locais onde se erigiram edifícios religiosos.

Informações elaboradas a partir de "As Judiarias de Portugal", edição dos CTT, de Maria José Ferro Tavares.

Sem comentários:

Enviar um comentário