quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CELORICO DA BEIRA

Vila portuguesa com 4.600 habitantes situada na Beira, sendo o concelho mais a norte da Serra da Estrela.

O recinto do Castelo mostra evidências da importância estratégica que teve esta localidade na defesa contra os ataques de Castela. De resto, juntamente com o de Linhares da Beira, o castelo de Celorico assumiu um relevo particular em toda a estratégia defensiva do território da Beira. 

Foi o rei D. Afonso I que atribuiu o primeiro foral tendo sido confirmado por D. Afonso II em 1217. A categoria de vila e o foral novo foram assinados por D. Manuel I em 1512. 

A comunidade judaica de Celorico da Beira na Alta Idade Média tinha um aglomerado judaico muito pequeno, e pouco expressivo, acontecendo aqui como noutras pequenas vilas e aldeias da época, a miscigenaçom entre as comunidades, e sendo por esse motivo difícil identificar os Judeus nos documentos existentes. Mas todo se alterou com a expulsom dos Judeus dos reinos de Espanha. Foi a esta terra que muitos familiares Judeus vieram procurar a ajuda e proteçom. Destarte, existindo no início poucas dezenas de judeus, Celorico da Beira chegou no final do século XV a ter uma populaçom de 150 a 200 famílias.

Em consequência, Celorico da Beira tornou-se numha terra dum desenvolvimento comercial extraordinário por onde se escoavam os produtos agrícolas de toda a Regiom. Os membros da comuna judaica dedicavam-se muito ao artesanato. 

A onomástica refere os apelidos Barrocas, Serrano, Munhom, Levi, Cohen, Leiria ou Adida. O número máximo de habitantes da comuna deverá ter sido 150-200. 

Quanto à localizaçom da Judiaria de Celorico da Beira existem duas versões; segundo os estudos de Adriano Vasco Rodrigues, a judiaria localizar-se-ia “na zona do antigo matadouro”. No entanto, nos estudos de Manuel Ramos Oliveira, ela teria provavelmente lugar na Rua Nova, pois era a principal rua do comércio da cidade. Sabe-se contudo que esta Judiaria de Celorico da Beira foi extinta ainda no reinado de D. Manuel I.

4 comentários:

  1. Tenho lido os seus artigos , que acho muito interessantes e muito esclarecedores. Recentemente descobri, ou penso que descobri, na terra dos meus avós, travanca de lagos, junto a Oliveira do Hospital, vestígios da passagem de judeus e cristãos novos pela terra. Obviamente que precisava que tudo fosse confirmado, visto que tenho pouca experiência do assunto. Será que me poderia ajudar nesse processo?
    O artigo publicado está em http://travancacomhistoria.blogspot.pt/
    desde já agradeço
    cumprimentos
    João Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente à questom que formula, posso informar-lhe que o município ao que pertence a freguesia de Travanca de Lagos nom faz parte das judiarias/comunidades judaicas identificadas e listadas na grande obra monográfica (três volumes, um para cada século) de Maria José Pimenta Ferro Tavares intitulada Os Judeus em Portugal nos séculos XIV, XV e XVI. Além disso, assim como nom se deve entender todas as portas biseladas, janelas manuelinas, peanhas e habitações com portas destinadas a local de comércio como locais de Judeus, nem sempre a presença de marcas cruciformes deve ser entendida como a marcaçom dum espaço de ocupaçom judaica/cristã-nova.
      Dito isto, acho muito interessantes as pesquisas que realizou na sua Travanca de Lagos de origem. Contrariamente à Galiza (onde as fontes, bibliografia e centros de pesquisa nesta matéria som muito ruins), em Portugal tem a sorte de poder encaminhar as suas "descobertas" tanto para Museu luso-hebraico de Tomar quanto para o Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues de Belmonte ou, em nível académico, para a Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. Com certeza, lá vai encontrar algumha resposta mais concreta ao seu caso ou mesmo abrir a possibilidade de investigações posteriores.
      Finalmente, somente referir o meu agradecimento polo interesse mostrado com os artigos que venho publicando neste blogue.
      Cumprimentos.
      CAEIRO

      Eliminar
  2. Queria agradecer-lhe o encaminhamento que propôs ao meu assunto, esperando que uma ajuda especializada venha trazer luz a este assunto. O meu interesse nesta matéria prende-se com a preservação do património arquitetónico e com a história e a memória do povo de travanca. Em relação ao meu blog, leu só o último artigo ou leu os dois que se relacionam com o assunto? O armário será um armário judaico ou um qualquer? penso que isso será fulcral no assunto.
    cumprimentos
    João Duarte

    ResponderEliminar
  3. Olá meu caro, por acaso saberia me informar se entre essas famílias judaicas de celorico, por acaso estaria a família de um chamado João coelho dos ido de 1800. Grato, Anderson Rabello Brandão. Manaus, Amazonas, Brasil.

    ResponderEliminar