Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2025

ATAQUE RELÂMPAGO DE ISRAEL HUMILHA O IRÃO

 2h58

Israel iniciou esta madrugada a operação Rising Leon atacando vários pontos estratégicos no Irão. 

8h30

O que se sabe até agora?

O quartel-general da Guarda Revolucionária em Teerão foi atingido e o seu comandante, Hossein Salami, foi eliminado. Ali Akbar Ahmadian, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, Esmail Qaani, o chefe da Força Quds, Gholam Ali Rashid, e o Vice-Chefe do Estado-Maior do Irão, Gholam Ali Rashid, foram igualmente eliminados.

Fontes iranianas afirmam que todos os S-300 foram destruídos, os únicos sistemas capazes de interceptar mísseis balísticos, e que só em Teerão foram atingidos por mais de 100 ataques e consequentes explosões.

A Atomic Energy Organization of Iran (AEOI) confirmou que a Central Nuclear de Natanz, no centro do país, sofreu grandes danos como resultado dos ataques com mísseis israelitas assim como o maior local de mísseis do IRGC em Khorramabad e a base de mísseis Imam Ali. 

Como retaliação, mais de 100 drones foram lançados contra Israel a partir do Irão e do Iémen. Caças israelitas, britânicos e americanos estão preparados à espera do ataque que está previsto iniciar dentro de poucas horas.

Israel declarou Estado de Emergência e a companhia de aviação nacional, a EL AL, deixou de operar.



10h30
Foi divulgado que a Mossad estabeleceu uma base secreta de drones no interior do Irão de onde foi lançado parte do recente ataque com recurso a munições não tripuladas.
Confirmada que a instalação nuclear de Natanz foi completamente destruída.
O Major-General Mohammad Bagheri, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, foi também eliminado em Teerão.
O Irão cancelou a 6ª ronda de negociações sobre o seu programa nuclear com os EUA, agendada para domingo em Omã.
Confirmam-se intercepções sobre o espaço aéreo iraquiano e sírio numa operação aérea de defesa contra a retaliação do Irão que reuniu caças americanos, britânicos, sauditas, jordanos, israelitas, italianos e do Qatar.

11h30
Caças da Força Aérea israelita atacaram durante a noite a instalação de enriquecimento de urânio do regime iraniano na região de Natanz. Esta é a maior instalação de enriquecimento de urânio do Irão, que opera há anos para atingir a capacidade de produzir armas nucleares e alberga as infra-estruturas necessárias para o enriquecimento de urânio.
Enquanto a maioria dos oficiais da Força Aérea do IRGC foram mortos, todos os pilotos e tripulantes da Força Aérea israelita que participaram no ataque contra o Irão regressaram à base em segurança.

18h
Enquanto Israel iniciou há pouco um novo ataque ao Irão, os Houthis ao tentarem retaliar contra Israel acabaram a atingir… a vila palestiniana Sa'ir no West Bank.

19h
Enquanto Israel bombardeia a casa do líder supremo em Teerão, os mísseis que o Irão lançou em retaliação estão a cair dentro do próprio território, momentos depois de serem disparados, criando a especulação se terão sido sabotados pelas forças israelitas.

Sofia Afonso Ferreira acompanhe a conta dela para conferir mais informações!

Sem comentários:

Enviar um comentário