sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

VIMIOSO

Vila portuguesa com 1285 habitantes situada na regiom da Terra Fria do Alto Trás-os-Montes. Sede do municipio do Vimioso, nas freguesias de Argozelo, Carção e Vimioso existem vestígios de presença judia.

Em 1492 o território do concelho de Vimioso viu chegar grande afluência de Judeus expulsos dos reinos de Leom e Castela. Depois de acamparem durante três anos sem ordem nengumha num local que conservou o nome de Campo das Cabanas, entre as atuais povoações de Caçarelhos e Vimioso, os Judeus foram autorizados a se derramar por essas terras à volta, estabelecendo-se em várias aldeias e vilas da regiom, nomeadamente Argozelo, Carção e Vimioso, evitando vilas como o Algoso (antiga cabeça do município) pola existência de justiças e autoridades católicas.
Campo das Cabanas onde estiveram os Judeus encurralados entre 1492-95
Convertidos à força à religiom católica logo depois do édito de expulsom do rei D. Manuel em 1496, constituiram nessas localidades comunidades importantes que pouco se misturaram com o resto da populaçom até meados do século XX. Os Judeus, assim chamados até hoje, distinguiam-se dos lavradores polos ofícios exercidos, ligados mormente ao artesanato e comércio.

Sem comentários:

Enviar um comentário