domingo, 29 de novembro de 2020

ISRAEL INICIA A REABERTURA DA ATIVIDADE APESAR DOS CONTÁGIOS

As escolas de ensino secundário reabrem hoje em Israel, embora por apenas dois dias por semana e apesar de o nível geral de contágio ter subido no sábado para 3,3%, quase o triplo da média recente. O Ministério da Saúde também concordou em continuar o plano piloto dumha semana para reabrir 15 shoppings e mercados abertos, apesar da lotaçom descontrolada que ocorreu nas vendas da Black Friday e sábado à noite. O ministério prometeu um monitoramento mais eficiente do tráfego humano.

Outros 569 casos de coronavírus foram registados no sábado, enquanto 273 foram notificados em estado grave e 112 precisam respiradores. A Covid já causou 2.854 mortes israelitas desde a erupçom da pandemia.


Apesar de serem registados 1069 novos casos de contágios por Covid-19, na noite de quarta-feira, o Gabinete de Coronavirus decidiu seguir em frente e permitir a reabertura dos primeiros 15 shoppings  até 6 de dezembro num esquema piloto, começando com as muito cobiçadas vendas da “Black Friday”.

Os seis maiores shoppings das cidades de Jerusalém, Haifa, Kiryat Bialik, Ramat Gan, Petah Tikva e Beersheba foram aprovados para reabertura imediata, os nove restantes escolhidos por sorteio. Inspetores do Ministério da Saúde devem ser colocados em todos os níveis dos shoppings para monitorar o cumprimento das restrições de saúde, incluindo aglomeraçom dentro e fora das lojas. As violações das regras acarretarám multas de NIS 5.000 (US $ 1.500) para os lojistas.

Os mercados abertos e quatro museus fazem parte do experimento, com inspetores de saúde postados nas entradas. Assim sendo serám reabertos provisoriamente ao público, pola primeira vez desde setembro, o Museu Israelense em Jerusalém, o Museu de Arte de Telavive, o Museu Eretz Israel e o Museu Nacional de Ciência, Tecnologia e Espaço em Haifa. É proibido comer em todos os locais reabertos por exigirem a retirada das máscaras faciais.

O impacto dessa grande etapa para restaurar o comércio retalhista do país - e a eficácia das restrições sanitárias em vigor - será avaliado antes de ser estendido para uso geral por todos os shoppings e mercados, que estám fechados desde o bloqueio de meados de setembro . A reabertura do ensino infantil há duas semanas nom impactou diretamente os contágios do coronavírus, embora a queda inicial tenha começado a ser revertida. O sistema escolar, portanto, será totalmente reativado nas próximas duas semanas, juntamente com a ampliaçom da triagem para infeçom.

No entanto, especialistas em saúde alertam que um grande aumento nos contágios reativaria as restrições e forçaria um terceiro bloqueio. A estrita observância das diretrizes é obrigatória até que uma vacina alcance o uso geral numha data desconhecida em 2021. Mesmo assim, os primeiros lotes serám atribuídos à equipa médica e aos grupos populacionais de maior risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário