sexta-feira, 30 de outubro de 2020

ENQUANTO A EUROPA SE MERGULHA EM CHEIO NA SEGUNDA VAGA DA PANDEMIA ISRAEL DEBATE A REABERTURA

Na noite de quinta-feira 29 de outubro o primeiro-ministro israelita Binyamin Netanyahu entrou na disputa acirrada sobre a reabertura de lojas de rua com uma data de reabertura de compromisso: 8 de novembro. O ministro das Finanças, Yisrael Katz, exigiu o fim do fechamento neste domingo, junto com as aulas do ensino primário. Ele foi fortemente contestado polo ministro da Saúde, Yuly Edelstein, que queria uma pausa de duas semanas. O ministro da Saúde alertou que “dar grandes mordidas rápido de mais” levaria o país de volta ao pico crítico de pré-bloqueio, instando os ministros para seguirem o cuidadoso plano desenhado de seis etapas para amenizar as restrições.

Como habitual, o Gabinete do Coronavírus decidiu na noite de quinta-feira reabrir no próximo domingo os salões de cabeleireiro e beleza, juntamente com as casas de hóspedes e sinagogas, sob estritas restrições sanitárias. Dezenas de lojistas fizeram um protesto violento em Telavive contra a decisom do governo.


Por outro lado os novos casos de coronavírus caíram novamente na quinta-feira para 630, elevando o número de casos ativos para 11.254 com 410 em estado grave. Apenas 1,8% testou positivo. Porém, o número de mortes aumentou para 2.511.

A partir do próximo domingo, os primeiros quatro cursos da escola primária serám reabertas por polo menos 4 dias na semana em turmas de 20, consoante a decisom tomada polo Gabinete do Coronavírus. As escolas de ensino médio e secundário levarám mais tempo para abrir devido à constataçom de que crianças a partir dos 10 anos som mais contagiosas do que crianças menores.

Na quarta-feira o Ministério da Saúde reportou 688 novos casos positivos, elevando o total de infeçom em 8 meses para 312.787, dos quais 11.914 estám ativos e 804 estám hospitalizados, 464 em estado grave e 199 com ventiladores. No total, até 2.494 pessoas morreram por causa do SARS-CoV-2.

Sem comentários:

Enviar um comentário