sábado, 6 de junho de 2020

JUDAÍSMO MESSIÁNICO É CRISTIANISMO DISFARÇADO DE JUDAISMO

Na sua origem, grande parte do movimento "Jews for Jesus" ou o "judaísmo messiánico" tinha um único fim: converter Judeus em cristãos. "Emascarando" serem Judeus, acompanhando as suas práticas e costumes, inculcavam a crença em Jesus como o Messias. O seu fim é proselitista.

Porém, nos últimos trinta anos muitos ex-católicos na maioria de casos começaram acompanhar pastores evangélicos que, num determinado momento, começaram a "redescobrir o judaismo" e começaram a fazer um sincretismo esquisito.

No seu discurso, sem abandonar a crença em Jesus como o Messias (doutrina central cristã), defendem que as Igrejas malinterpretaram a mensagem de Jesus, sendo que ele nunca abandonara o judaismo, polo qual propõem viver como Judeus, acreditando em Jesus como Messias.

E qual é o problema? Na realidade som muitos.

1. Este "sincretismo" judaico-cristão era genuino 1950 anos atrás, quando muitos Judeus, sem abandonar a sua prática judaica, começaram a acreditar em Jesus como o seu messias. Esta foi a primeira geraçom após a sua morte. Porém, nos finais do século I d.n.e. o judaismo "oficial" rejeitou Jesus como o Messias e os seus seguidores também começaram a rejeitar o judaismo, as suas práticas, instituições e doutrinas. Paulo de Tarso e os seus seguidores dam o golpe final da separaçom.

2. O Judaísmo nos últimos 1900 anos de forma unánime, apesar de todas as diferenças internas, caracterizou-se pola sua rejeiçom a Jesus e o cristianismo teologicamente apresentou-se como umha suepraçom do judaísmo e as suas práticas.

3. Existem dezenas de incongruências nos discursos das lideranças messiánicas. Alguns dizem que os próprios textos rabínicos aceitam realmente a Jesus como o Messias e outros dizem que os textos rabínicos som "invenções" de Judeus que odiavam Jesus, ergo falsos.

Os que conhecem realmente o Talmude sabem que existe umha rejeiçom absoluta da figura de Jesus como Messias. Para o judaísmo rabínico Jesus foi um rabino errado "pecou e fez pecar"; isto é, fez com que Judeus abandonassem o judaismo. Mais nada. E se defendem que os textos rabínicos som falsos muitos dos costumes que adotam como "judeus messiánicos" som rabínicas e nom bíblicas, polo qual isto também é umha clara incongruência.

Em resumo; acho que existem Judeus messiánicos mal-intencionados, aqueles que procuram converter os Judeus a acreditar em Jesus, e outros bem-intencionados que acham realmente que este é o caminho religioso correto. Gostaria de dizer algo aos "bem-intencionados": nom se pode ser umha cousa ou a outra. Ou se é judeu ou se é cristão. Ambas estám bem, ambas som formas válidas de se aproximar de Deus. O que devem ter muito claro é que o que fazem nom é judaismo.

Nom é judaismo porque os Judeus rejeitamos há miles de anos a Jesus como o Messias e nom vamos começar a fazê-lo 2000 anos depois. 

Nom é judaismo porque os Judeus somos nom apenas umha religiom, mas um povo, e a maior parte deste grupo é foránea ao "povo judeu".

Nos meus encontros com messiánicos, salvo honrosas exceções, tenho deparado com muita ignorância, tergiversaçom, fanatismo cristão "difarçado de devoçom judaica", muito de aspiracional, ideias básicas e corrompidas do judaismo.

Em poucas cousas sou tam enfático como neste tema porque alastra a mentira, a desinformaçom, o abuso de poder, a loucura messiánica, o fanatismo, os pastores vende-fumo...

O judaismo messiánico ou messianismo segue a ser cristianismo "disfarçado de judaísmo".

Traduzido para o galego-português por CAEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário