quarta-feira, 14 de agosto de 2019

TEORIA JUDAICA SOBRE A ORIGEM GALEGA DE CRISTÓVÃO COLOMBO

A origem de Cristóvão Colombo é um enigma para muitos estudiosos do tópico. O seu próprio filho, Fernando Colombo (batizado Hernando Colón em Espanha) obscureceu a pátria e origem de Colombo, afirmando que o seu genitor nom queria que fossem conhecidas tais informações. Por este motivo foram surgindo múltiplas teorias sobre a origem e lugar de nascimento de Colombo. Destas, destacam-se a hipótese galega e portuguesa.

Celso Garcia de la Riega (1844-1914), historiador e escritor galego nascido em Ponte Vedra, é considerado o iniciador e impulsor da tese galega de Colom e foi o primeiro a desmontar abertamente a teoria genovesa numha palestra realizada em Madrid em 1898 a pedido da Sociedad Geográfica da capital espanhola. A sua teoria foi prosseguida e reconhecida por outros historiadores galegos.
Celso G. de la Riega foi o primeiro historiador a desmontar a teoria genovesa da origem de Colom
Os seus argumentos para localizar a terra de origem de Colombo na Galiza são os seguintes: 
1. Havia na Galiza vários judeus galegos com o nome de "de Collon", "Collon" e/ou "Colon".
2. A cidade galega de Ponte Vedra tem o maior número de Colóns.
3. O idioma escrito de Colom inclui muitos vocábulos galego-portugueses e expressões da variante galega do diassistema galego-português.
4. A homotoponímia existente entre as localidades da área das Rias Baixas galegas com as das Antilhas.
5. Documentos de Ponte Vedra com o apelido Colon.

A tese galega tem um enorme impulso quando, em 1898, som publicadas umhas "Actas" descobertas na cidade de Ponte Vedra, tendo na altura causado grande impacto. 

A teoria sobre a origem galega de Cristóvão Colom foi publicada por Celso Garcia de la Riega em La Gallega, nave capitá de Colón en el primer viaje de descubrimiento (1899), e que posteriormente alargou no livro intitulado Colón, español. Su origen y patria (Madrid, Sucesores de Rivadeneira, 1914) incluindo 23 documentos antigos e elementos da tradiçom oral que relacionavam os Colons oriundos de Ponte Vedra com o descobridor da América. 

O estudo chega à conclussom de que Cristôvão Colom pôde ter nascido em Ponte Vedra e serem os seus pais Domingos de Colón, O Moço, e Susana Fonterosa.

Impugnações
Logo a seguir a tese de De la Riega foi impugnada com acusações de ter falsificado os documentos que alicerçavam a sua teoria.
  • O primeiro relatório acusatório foi elaborado por Manuel Serrano y Sanz num artigo publicado na revista "Archivos y Bibliotecas" (março-abril de 1914) [De la Riega morre em 4 de fevereiro desse ano], declarando a manipulaçom dos documentos que apareciam no livro "Colón español. Su origen y patria".
  • O seguinte inquérito é realizado em 1917 por Eladio Oviedo Arce, cônego da catedral de Santiago de Compostela, Chefe do Arquivo Regional da Galiza, Correspondente da Real Academia da História e membro de número da Real Academia Galega (RAG). O relatório, intitulado Documentos Pontevedreses, considerados como fonte do tema Colón espanhol, proposto primeiramente por D. Celso García de la Riega e agora renovado polos seus continuadores e apresentado perante a RAG denuncia a falsificaçom e manipulaçom de tais documentos.
  • Posteriormente, em 1928, um relatório da Real Academia Espanhola da Historia, redigido com base nos anteditos relatórios, confirma que na sua quase totalidade eram falsos ou foram falsificados.

Doravante estas impugnações serviram para deslegitimar e descartar perante a comunidade científica e estudiosos a teoria da origem galega de Cristóvão Colom formulada por De la Riega. Segundo Carlos Fontes "os espanhóis que haviam acusado os italianos de falsários estavam a aprender rapidamente a arte da aldrabice.  O assunto acabou por ser esquecido pelos historiadores".

Reaçom portuguesa
Em 1914 um seguidor de Celso Garcia de La Riega, Enrique de Arribas y Turull, fez umha prelecçom na Sociedade de Geografia de Lisboa afirmando que Colombo era galego, baseando-se para o efeito nos documentos encontrados em Ponte Vedra por Celso G. de La Riega.

Na sua comunicaçom, consoante as teses do seu mestre, Arribas y Turull apresenta um rol de topónimos dados por Colombo às terras que descobriu no Novo Mundo e fá-los corresponder a topónimos galegos, pretendendo com isso demonstrar que Colombo teria dado às terras que descobriu os nomes da sua própria terra, afirmando mesmo que nom deu nenhum topónimo português ou italiano às suas descobertas, embora reconhecendo que nom se pode fazer história com base em homonímias.

A "descoberta" causa grande impacto em Portugal e, como reaçom à tese galega, em 1915 Patrocínio Ribeiro defende pola primeira vez a hipótese de Colombo ter sido natural de Portugal numha conferência apresentada à Academia das Ciências de Portugal.

Para demonstrar a fragilidade da argumentaçom da tese galega defendida em Lisboa por Arribas y Turull, Patrocínio Ribeiro repete o mesmo exercício, desta vez com topónimos dados às terras a que os portugueses chegaram no Atlântico anteriores às viagens de Colombo e depois faz o mesmo exercício com terras do Alentejo, concluindo que os nomes atribuídos polo Almirante são alentejanos, e que -pola lógica toponímica- essa seria a terra do navegador.

Admiram, todavia, as brigas existentes entre os defensores quer da teoria galega, quer da portuguesa, a respeito tanto da língua escrita quanto da toponímia utilizada por Cristóvão Colombo polo facto de terem neglicenciado a identidade linguística existente entre as variantes galega e portuguesa da língua comum galego-portuguesa na altura do século XV.

Desagravo histórico
Porém, numha nova análise, os documentos de Celso de La Riega foram analisados em 2013 polo Instituto de Património Cultural Espanhol (IPCE), organismo estatal dedicado ao restauro de materiais (pedra, madeira, pintura e papel). A 23 de maio de 2013, Maria del Carmen Hidalgo Brinquis, Chefa do Serviço de Património Documental do IPCE, fez as seguintes revelações:
  • O papel dos documentos era do século XV, com marca d'água da época.
  • As tintas correspondem com as tintas usadas no século XV.
  • A partir de fotografias comprovou-se que os papéis nom foram raspados nem riscados, com intençom de enganar; isto é, nom havia intençom fraudulenta (dolosa) por parte de Garcia de la Riega.
  • Em colaboraçom com a polícia científica, ficou comprovado que o escrito por acima era o mesmo que aparecia em baixo; quer dizer, o que fez Garcia de la Riega foi avivar ou enfatizar por em cima as letras que já estavam escritas a fim de ressaltar os nomes que apareciam nos documentos, isto é, os apelidos "de Colón".

Origem judaica
Para explicar porque é que o Cristóvão Colom fazia mistério em torno das suas origens, nunca as tendo mencionado, o Prof. José Hermano Saraiva afirmou que o facto de Colombo nom gostar de falar do seu passado só tem uma explicaçom lógica: é que Colombo era de origem judaica e os Judeus já eram perseguidos, precisamente polos Reis Católicos. Se soubessem que ele era judeu nunca o nomeariam Almirante e o seu destino teria sido o Tribunal do Santo Ofício da Inquisiçom Espanhola.

Independentemente da origem geográfica de Colombo, as teorias galega, portuguesa ou mesmo catalã (excluída como hipótese ao abrigo dos estudos de DNA promovidos pola Universidade de Granada), concordam na origem judaica do "descobridor" da América.

Assim sendo, referem umha origem judaica as teorias de muitos estudiosos do assunto (Salvador de Madariaga, Menéndez Pidal, Blasco Ibáñez, J.M. Lacalle, Simon Wiesenthal), entre os quais, De la Riega, as hipóteses portuguesas de Patrocínio Ribeiro (Colombo seria Cristóvão de Colos) ou Mascarenhas Barreto (Colom seria Salvador Fernandes Zarco), bem como a catalá que defende que Colombo nasceu na ilha da Ibiza e era judeu.

Outras teorias galego-portuguesas
A segunda tese galega deve-se a Alfonso Philipot Abeledo. Formulada em 1977 a partir das teorias de Celso G. de La Riega, parte da constataçom que o apelido Colón, no século XV, era muito divulgado na Galiza. Depois que Colombo nom era um plebeu, mas um nobre, ligado a umha família de almirantes galegos e a Portugal. Identifica Cristóvão Colombo com Pedro Alves de Soutomaior, filho bastardo de Eanes de Soutomaior, senhor da casa dos Soutomaior do Toronho (*). Pedro Alves, também conhecido  por Pedro Madruga, entre 1441-46 esteve no Convento de S. Domingos em Tui. Em 1459 andou ao serviço da Casa de Anjou, como mercenário. Em 1463 veio para Portugal, tendo no ano seguinte se casado com D. Teresa de Távora. Muito ligado a Portugal, D. Afonso V deu-lhe o título de Conde de Caminha. Entre 1467-69 andou envolvido em lutas na Galiza durante a Revolta Irmandinha dos populares contra a nobreza feudal. Em 1474 toma o partido de Joana, a Excelente Senhora, dita "a Beltraneja" em Castela, e defende a legitimidade de D. Afonso V de Portugal como soberano dos seus domínios. Em 1476 é preso por ter combatido por Portugal na Batalha de Toro.  D. Afonso V consegue a sua libertaçom tendo regressado a Portugal. Intimamente relacionado com a corte portuguesa, teve acesso ao seus segredos marítimos. Em 1486, no mais completo segredo, apresentou o seu plano, ou melhor dizendo, o segredo de terras a Ocidente, aos reis espanhóis, tendo adoptado nome de Cristobal Colón depois de ter combatido o domínio dos reis espanhóis na Galiza. 

Segundo Carlos Fontes a principal consistência desta tese galega "reside na exploração das ligações de um nobre galego a Portugal e a portugueses. Tantas são as ligações que é a dificuldade consiste em seleccionar qual o nobre que melhor se encaixa". 

A tese portuguesa coerente mais recente é a de Manuel da Silva Rosa, historiador açoriano estabelecido nos EUA. Após trinta anos de pesquisas sobre a vida de Cristóvão Colombo, Silva Rosa publicou os livros O Mistério Colombo Revelado (2006), Colombo Português Novas Revelações (2009), La Historia Nunca Contada (2009) e, mais recentemente,  Portugal e o segredo de Colombo (2019).

De forma paralela a Alfonso Philipot Abeledo a respeito de Pedro Madruga, Manuel Rosa defende a teoria que Cristóvão Colombo era o nome falso de Segismundo Henriques, filho de Henrique Alemão e de sua esposa Senhorinha Annes. 

O pai deste "descobridor" da América teria sido, na realidade, Ladislau III da Polónia, alegadamente morto em Varna (atual Bulgária) combatendo os Turcos. Para afastar os castelhanos da rota portuguesa à Índia o filho dele, Segismundo Henriques, num conluio com o rei D. João II de Portugal, teria reencarnado em Cristóvão Colombo logo após ter sido dado como morto num naufrágio.

Enquanto Alfonso Philipot liga a origem judaica de Pedro Madruga/Cristóvão Colombo ao facto de o nobre galego ter sido filho bastardo de Eanes de Soutomaior com umha judia de Ponte Vedra de apelido Collon/Colon, Manuel Rosa descarta essa hipótese apesar da tradiçom existente nas anteriores teorias portuguesas.


* A Terra de Turonium (em romance, Toronho) é um antigo condado ou reguengo situado no Sudoeste da atual Comunidade Autónoma da Galiza (Reino de Espanha), abrangendo entre o Rio Verdujo e a Ria de Vigo (a Norte) e o Rio Minho (a Sul). Toronho é a única regiom do Convento Bracarense que nom se sumou a Portugal no momento da sua independência (1128 e 1139). Desde os alvores da nacionalidade, Portugal tentou corrigir esta anomalia histórica em diferentes ocasiões ao largo da nossa História (Guerra de Sucessom à Coroa de Castela (1475-79), guerra da Restauração da Independência de Portugal (1640), Guerra de Sucessom Espanhola (1701-13) ou Tratado de Madrid (1750)) sem obter nunca um sucesso duradoiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário