sábado, 10 de agosto de 2019

PRESENÇA GALEGA NO SEGUNDO CONGRESSO TERRA(S) DE SEFARAD

Entre os dias 19 e 23 de junho decorreu no município transmontano de Bragança a segunda ediçom de Terra(s) de Sefarad-Encontros de Culturas Judaico-Sefarditas.

Durante o evento desenvolveram-se atividades ligadas à cultura sefardita: exposições, seminários, cinema judaico, música sefardita, mercado kosher, foro económico e um congresso internacional.

O projeto aproveita os equipamentos culturais da cidade de Bragança, nomeadamente o Centro de Interpertaçom da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, dependente da Câmara Municipal de Bragança, Memorial e Centro de Interpretaçom Documentaçom "Bragança Sefardita", mas também a herança material e imaterial com vestígios e referências à cultura judaica na regiom transmontana.

A coordenaçom científica foi responsabilidade da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Faculdade de Artes da Universidade de Lisboa.

No quadro das atividades agendadas, sob o título Herança Longínqua, no dia 19 teve lugar um concerto de música e canções sefarditas com Magna Ferreira (voz e percussom), Jed Barahal (violoncelo), a voz da cantora galega Uxia Senlle e a guitarra e percurssões de Sérgio Tannus, músico brasilego de ascendência libanesa.

Sérgio Tannus (1º à esquerda) e Uxia Senlle (2ª à esquerda)

Sem comentários:

Enviar um comentário