terça-feira, 20 de novembro de 2018

ESTUDO GENÉTICO SOBRE JUDEUS SEFARDITAS

Inês Nogueiro, investigadora visitante em genètica das populações no Instituto de Patologia Mulecular e Imunologia da Universidade do Porto (IPATIMUP), está a realizar um projeto de investigação sobre os Judeus sefarditas com o Technion Institute of Technology em Haifa, Israel e o antedito Ipatimup/I3S. 

O nome do projeto é "Portugal: História dos Judeus Sefarditas na Era Genómica: uma abordagem multidisciplinar" e nos próximos meses vai recolher amostras de ADN em Portugal e na Galiza.

A participação é gratuita, todos os dados são confidenciais e o estudo está aprovado pela comissão de ética.

Vai-se proceder à recolha de amostras de ADN durante o mês de novembro em Lisboa, Belmonte e Porto.

1 - Este estudo NÃO tem como objetivos PROVAR a ascendência sefardita ou qualquer outra, através de exames de DNA.

2 - Não há, não existem, nem tão pouco faz sentido geneticamente falar em “B.I. ou Genes Judeus” ou “Raças”. Embora exista variabilidade genética entre as várias populações humanas, biologicamente, o que partilham é muito mais significativo do que as ínfimas diferenças que possam ser detetadas. 

 3 – O principal objetivo deste estudo é a definição de uma “população referencia” de Judeus Sefarditas de origem Ibérica que será posteriormente usada como modelo para futuros estudos das comunidades da Diáspora após o Decreto de Expulsão. 

IMPORTANTE: São apenas elegíveis como dadores de ADN aqueles que têm comprovadamente ascendência Judaica, de pelo menos um dos progenitores, de origem portuguesa ou espanhola (entendendo-se aqui a tradição familiar, ou dados genealógicos, ou dados históricos, ou pertença a uma comunidade, etc.).

NÃO SÃO ELEGÍVEIS, nesta fase da investigação, aqueles que apenas têm uma suspeita/curiosidade sobre a referida ancestralidade Judaica.

Para as amostras é preciso que as pessoas dadoras tenham estado sem comer e beber pelo menos uma hora antes de recolher o ADN.


Texto informativo sobre o projeto “História dos Judeus Sefarditas na Era Genómica: uma abordagemmultidisciplinar”.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Agradece-se a tod@s aqueles que queiram participar no estudo que contactem por email:  inogueiro@ipatimup.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário