sábado, 15 de outubro de 2016

SEM CARROS, EM ISRAEL A CONTAMINAÇOM TOMBA OS 90%

A contaminaçom caiu polo menos 90% na quarta-feira (12 de outubro) em todas as grandes cidades de Israel enquanto o trânsito rodoviário estava totalmente interrompido por causa da festa do Kippur, segundo noticiou no dia 13 a Agência para a Proteçom do Ambiente.
Engarrafamento em Telavive. FOTO: AFP/Archives
Como habitual, o Estado hebreu parou totalemente durante o Kippur, a festa mais solene do calendário judaico. Durante o intervalo entre a tarde da terça e a da quarta-feira todas as viaturas cessaram de circular, sendo substituídas polos peões e os ciclistas que invadiram as ruas das cidades.

Em Telavive e Jerusalém e nas aglomerações circundantes a poluiçom de óxidos de enxofre, emitidas polos veículos, baixou de forma drástica até alcançar entre 7 e 17 ppm, fridou a Agência num comunicado. Antes do Kippur, os níveis de óxidos de enxofre eram de 178 ppm em Jerusalém e 95 ppm na área metropolitana de Telavive.

"A melhoria significativa da qualidade do ar durante o Yom Kippur demonstra o impato dos transportes, principal fonte de contaminaçom do ar nas grandes cidades", referiu a antedita Agência para a Proteçom do Ambiente.

Em Israel, onde a rede dos caminhos-de-ferro está pouco desenvolvida, faz parte dos países da OCDE com o número mais elevado de veículos por habitante e com umha das taxas mais importantes de perda de tempo nos engarrafamentos.

Fonte: Sciences et Avenir, traduzido para o galego-português por CAEIRO.

Sem comentários:

Enviar um comentário