quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MORRE O EX-PRESIDENTE ISRAELITA SHIMON PERES

Morreu o ex-presidente israelita Shimon Peres (nascido em 1923 como Szymon Persky em Vishneva, nessa altura território polaco, hoje Bielorrússia). Quem liderizou o Estado hebreu entre 2007 e 2014 finou esta manhã à idade de 93 anos. Duas semanas atrás ingressara num hospital de Israel logo depois de ter um ictus. Nas últimas horas o seu estado de saúde piorara consideravelmente.


Sendo criança as línguas maternas dele foram o hebraico, iídiche e russo, aprendendo o polaco na escola. Em 1934 a família emigrou para a  Palestina (entom colónia britânica), fixando-se em Telavive. Embora de origem asquenazita, como muitas lideranças sionistas assumiu o apelido sefardita Peres. O resto de familiares que ficaram na Polónia em 1941 foram exterminados durante a Shoah. 

Antes de ser presidente, Peres também ocupou o cargo de primeiro-ministro durante três períodos (1977, 1984-86 e 1995-96) bem como o de ministro dos negócios estrangeiros (1986-88, 1992-95 e 2001-02). Precisamente recebeu o prémio Nobel da paz em 1994 quando ocupava este cargo.

Foi um companheiro de rota de Yitzhak Rabin (primeiro-ministro israelita) e Yasser Arafat (líder da OLP). Em 1993, com o presidente norte-americano Bill Clinton, fez parte dos acordos de Oslo, as negociaçõe que iriam trazer a paz entre Israel e Palestina. Durante o depoimento de recolha do prémio, Shimon Peres disse que o Próximo Oriente encarava numha nova fase. Neste novo futuro para a área, nom esqueceu a importância de respeitar todas as culturas religiosas.

Os acordos de Oslo marcaram os primeiro encontros bilaterais entre as duas partes. Peres agradeceu que Israel e Palestina aceitassem dialogar.

A carreira política de Peres esteve estreitamente ligada à criaçom do Estado de Israel. Em 1948 fez parte do círculo de pessoas de confiança do primeiro-ministro Ben Gurion. Durante 48 anos foi deputado do Parlamento de Israel e durante 15 anos (1977-92) foi presidente do Partido Trabalhista de Israel/Mapai.

A partir de setembro de 2016 a saúde de Peres, de 93 anos, piorou por causa dumha hemorragia cerebral, até o ponto de os doutores alertarem da irreversibilidade do seu estado. Era a terceira vez que ingressava este ano. Como dado curioso, Peres era primo da atriz Lauren Bacall (nascida em Nova Iorque como Betty Joan Perskie e filha de judeus polaco-rumenos emigrados).

Sem comentários:

Enviar um comentário