sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MANTEIGAS

Vila portuguesa pertencente à regiom da Beira, com cerca de 2800 habitantes.

Situada no coraçom da Serra da Estrela, Manteigas desde sempre foi umha terra ligada à transumância e ao trabalho da lã. As suas ligações históricas ocorreram principalmente com centros localizados junto à montanha que possuíam comunidades judaicas ou cristãs-novas; Covilhã (a relaçom mais documentada), Gouveia (e Melo), Belmonte, Guarda e Seia.

Embora sem existência comprovada de judiaria medieval, o município de Manteigas preserva até aos dias de hoje locais geográficos que, como o do Poio do Judeu som memória dumha certa presença judaica.

Igualmente, vários processos da inquisiçom foram intentados, por judaísmo, contra naturais da vila. Curiosamente, os que já se encontram documentados referem-se ao período final do Tribunal do Santo Ofício (primeira metade do século XVIII).

Por outro lado, em investigaçom recente conduzida pola Câmara Municipal, que recentemente aderiu à Rede de Judiarias de Portugal, comprovou-se a existência de 22 cruciformes inseridos em 14 edifícios bem como 32 portais chanfrados disseminados pelo núcleo histórico.

Fonte: Rede de Judiarias de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário