sábado, 4 de julho de 2015

ANTÓNIO ZAMBUJO DESOUVIU AS PRESSÕES DO MOVIMENTO BDS


Cada vez que um artista anuncia a sua presença em Israel surgem as pressões por parte do movimento global chamado de Boicote Académico e Cultural a Israel. Aconteceu noutrora a Leonard Cohen, os cantores Joaquin Sabina e Joan Manuel Serrat e há também umha petiçom para que Caetano Veloso e Gilberto Gil cancelem um concerto conjunto em Telavive marcado para dia 28 de julho.

A pressom sobre o cantor António Zambujo para boicotar Israel subiu à tona quando umha artista de origem valenciana, Marinah, anunciou no passado 17 de maio que nom atuaria em Israel, de forma a solidarizar-se com o movimento anti-israelita. Na nota que a artista dá conta do cancelamento surge referenciado o nome doutros artistas de renome, entre eles o do grande António Zambujo. 

O texto que circulou nas páginas de apoio à Palestina refere ainda que o concerto de dia 11 de junho decorrerria no âmbito do Idan Raichel Project, promovido por este cantor israelita fortemente contestado polos pró-palestinianos com alegadas acusações de este artista apoiar a política de colonizaçom dos territórios palestinianos ocupados.

O movimento BDS Portugal encaminhou em 5 de maio umha carta ao artista, onde, entre outras cousas, pode ler-se o pedido para que "nom associe a sua arte criativa à colonizaçom, opressom e limpeza étnica e que junte a sua voz à dos numerosos artistas que já recusaram ou cancelaram actuações patrocinadas polo Estado de Israel".

Porém, apesar da sensaçom causada nas páginas e redes sociais de boicote e solidariedade com a Palestina, a atuaçom de António Zambujo estava ausente da agenda disponibilizada polo cantor no seu sítio online e perfil de facebook. Mais ainda, contatada a agente responsável pola promoçom e organizaçom da agenda de António Zambujo nom esclareceu a existência ou nom do concerto, argumentando que muitos dos concertos “particulares” do artista nom som mencionados nos meios de comunicaçom oficiais, independentemente do país ou regiom em que se realizem. No entanto, antes da celebraçom do evento, no site oficial do Méditérranée Festival de Ashod (entidade organizadora do concerto do dia 11 de junho) nunca deixou de estar anunciada a presença do cantor alentejano.

António Zambujo nom oculta as suas atuações no Estado judeu. De facto, na biografia dele que aparece na sua web oficial, pode ler-se: Esta lista chega para tornar transparente o crescimento “uniformemente acelerado” de António Zambujo, cujo reconhecimento e popularidade conduzem a espectáculos em países tão improváveis como Dinamarca (o seu concerto na Womex2010 deu direito a um programa de televisão exibido no prestigiado canal de televisão Mezzo), Noruega, Azerbaijão, Israel ou Bulgária.

Finalmente António Zambujo nom apenas realizou um concerto em Israel, mas foram três as atuações durante a sua estada em Israel: 11 de junho no anfiteatro de Ashdod e 12 e 13 de junho no Amex Music Arena - Bitan 2 de Telavive. De facto, no dia depois do primeiro dos concertos, o cantor Idan Raichel confirmou a presença do cantor português com o seguinte post no facebook:

לעברית גלגלו מטה smile emoticon
WOW!!
Our audience is AMAZING!
Last night at amphitheater Ashdod, today at Amex Music Arena and tomorrow night another concert
with the wonderful guests Danay Suarez and Antonio Zambujo
Have a great weekend smile emoticon
וואו!!
איזה קהל מדהים יש לנו!
אתמול באמפי תיאטרון אשדוד היום בביתן 2 ומחר בערב שוב עם האורחים המופלאים Danay Suarez ו- Antonio Zambujo
שבת שלום smile emoticon

No final da série dos concertos em Israel, no dia 15 de junho Idan Raichel postou o seguinte em sinal de agradecimento aos artistas convidados que cantaram com ele:

This last weekend we preformed at the Ashdod amphitheatre and twice at the Amex Music Arena in Tel Aviv 
During these concerts, whenever the lights were on the audience I missed a beat. It was hard not to think that only 12 years ago it all started and because of our incredible audience we continue to do what we love. 
The minute our guests Danay Suarez and Antonio Zambujo came up on stage, everybody in the audience stood up and showed them so much respect I felt so proud to host these important artists and give them a chance to see our amazing, loving audience here
Thank you for 3 unforgettable nights and thank you for this blessing. I do not take it for granted.
Raichel


Idan Raichel conquistou fama internacional a partir de 2002, com o lançamento de seu primeiro álbum, The Idan Raichel Project, onde ele e outros artistas locais de vários estilos musicais cantam canções em diversos idiomas. No mundo da lusofonia ele cantou com a fadista Ana Moura e com a cantora galego-palestiniana Najla Shami durante a sua estada na Galiza em fevereiro de 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário