terça-feira, 23 de setembro de 2014

CERCA DE 10 % DE MUNICÍPIOS JÁ INTEGRAM A REDE DE JUDIARIAS DE PORTUGAL

A Rede de Judiarias de Portugal (RJP), fundada em março de 2011, conta já com a adesom de 28 municípios, número que representa cerca de 10% das autarquias portuguesas, disse o secretário-geral daquela entidade, Jorge Patrão.

Este responsável salientou a «matriz de crescimento» da associaçom, que teve como membros fundadores nove autarquias, seis regiões de turismo e umha comunidade judaica (Belmonte), garantindo ainda que outros seis municípios estám interessados em aderir à RJP, situaçom que deverá ser analisada em assembleia-geral e que deve merecer aprovaçom até final do ano.

«Temos ainda mais seis que enviaram a respetiva proposta para se tornarem associados. Nessa altura, teremos 34 municípios e umha cada vez maior representatividade, o que significa que somos umha associaçom verdadeiramente nacional, que, e pola primeira vez nesta temática, está a trabalhar de forma integrada no país», sublinhou.

Além da componente nacional, Jorge Patrão destacou o reconhecimento internacional que a associaçom tem conquistado além-fronteiras, designadamente na Noruega, que através do programa “EEA Grants 2009-2014” aprovou um financiamento de quatro milhões de euros para projetos que estám a ser desenvolvidos no âmbito da RJP.

«É algo que nos orgulha muito, porque a iniciativa partiu do governo norueguês e contribuirá para concretizarmos projetos e continuarmos a compor este puzzle, que é o Portugal judaico, que é composto por peças que nom sendo idênticas som complementares e nos permitem tratar a história e o património de Portugal», afirmou.

A RJP tem sede em Belmonte, localidade local onde se encontra a maior comunidade judaica no país, e os 28 municípios que a integram som: 

  1. Alenquer
  2. Almeida
  3. Belmonte
  4. Castelo Branco
  5. Castelo de Vide
  6. Covilhã
  7. Elvas
  8. Évora
  9. Figueira de Castelo Rodrigo
  10. Fornos de Algodres
  11. Freixo de Espada à Cinta
  12. Fundão
  13. Guarda
  14. Idanha-a-Nova
  15. Lamego
  16. Leiria
  17. Lisboa
  18. Meda
  19. Penamacor
  20. Penedono
  21. Porto
  22. Sabugal
  23. Seia
  24. Tomar
  25. Torre de Moncorvo
  26. Torres Vedras
  27. Trancoso
  28. Vila Nova de Foz Côa


Sem comentários:

Enviar um comentário