terça-feira, 29 de abril de 2014

SANTA MARINHA

Freguesia portuguesa na regiom da Beira pertencente ao concelho de Seias, com cerca de 1.000 habitantes e que faz parte da área urbana do município.

Santa Marinha foi vila medieval e sede de concelho, extinto na reforma administrativa de 1836. Em 1150 recebeu o seu primeiro foral, sendo concedido o segundo por D. Manuel I em 1514.

A presença judaica nesta vila destaca-se polo seu elevado conjunto de sinais, marcas e cruciformes atribuídos aos Judeus ou cristãos-novos.

A Judiaria de Santa Marinha abrange o conjunto de sinais e marcas, arquitetura e património construído em que se incluem solares, espaços públicos, o Pelourinho, bem como o edifício da antiga Câmara e Cadeia. A tipologia arquitétonica das habitações dos mercadores tradicionais da judiaria é muito variável, notando-se a dupla funcionalidade das casas: para residência, para arrecadaçom e loja/oficina e, possuindo, nalguns casos, pátio.
Casa judaica de Santa Marinha (Seia)
Numha das casas medievais que apresenta diversos cruciformes e outras marcas é possível ver um armário como sendo um Hekhal/Aron Ha-Kodesh. De resto, outra das casas existentes no lugar de Casal de Santa Marinha existe umha casa que possui o pentagrama e cruciformes.

Os membros da comunidade judaica de Santa Marinha, ao igual que na regiom, dedicavam-se sobretodo ao comércio, mesteirais e ofícios sobretodo ligados à lã e tecelagem, mas também viviam da sua fazenda. Além disso, na memória local ainda permanecem notícias da presença judaica com os seus saberes e cabedais.

Sem comentários:

Enviar um comentário