sábado, 4 de janeiro de 2014

VILA REAL

Cidade portuguesa na regiom de Trás-os-Montes e com cerca de 25.000 habitantes.

Em 1096, o conde D. Henrique atribui foral a Constantim de Panóias, como forma de promover o povoamento da regiom, desabitada logo depois da invasom árabe. Em 1272, como novo incentivo ao povoamento, atribuiu D. Afonso III foral para a fundaçom -sem sucesso- dumha Vila Real de Panoias, fundaçom que apenas acontece em 1289, por foral do rei D. Dinis. 

A localizaçom privilegiada, no cruzamento das estradas que iam do Porto para Bragança e de Viseu para Chaves, permite um crescimento sustentado. Assim sendo, Vila Real de Panóias, construída entre muralhas, inicia uma expansom progressiva para nordeste e norte do seu núcleo urbano fora das mesmas logo que se verifica haver condições de segurança para o fazer.

Esta expansom terá lugar ainda durante o séc. XIV, altura em que a comunidade judaica vê finalmente criada a sua Judiaria por carta de julho de 1392.

A Judiaria de Vila Real situava-se no Arrabalde, nom muito longe do arruamento mais tarde conhecido por Praça Velha (onde se estabeleceu a primeira praça fora de muralhas), com as Portas da Vila a norte e limitada a umha única rua: a Rua da Judiaria (hoje Rua Nova).
Judiaria de Vila Real. FOTO
A comunidade judaica de Vila Real participou ativamente no comércio local, quer com estabelecimentos permanentes, em que dominam as atividades de alfaiate, sapateiro, ourives e gibiteiro, quer como almocreves e algibebes e, sobretodo, como frequentadores da feira de Vila Real com importante repercussom na fazenda real, já que a sua presença correspondia a 3000 réis anuais.
Rua Nova ou Rua da Judiaria de Vila Real. GoogleMaps
Rua Nova de Vila Real. GoogleMaps
Existem muitos documentos dos séculos XV e XVI que testemunham a sua presença hebraica, entre os quais, um aprazamento de 1480 relativamente a umha cavalariça por trás da Judiaria, "na Viella que vay pera o Peno do Agurinho", que certamente será o poço [pego] ou a fraga [pena] do Agueirinho; ou, num outro prazo de 1456, umha referência ao “Jazigo velho dos judeus”.


Como no caso de Lamego e outras povoações portuguesas, a Judiaria vila-realense estendia-se até ao Rossio, ou melhor, a Judiaria promoveu o aparecimento dum novo Rossio (atual Largo de O Vilarealense, Rua Heitor Correia de Matos e parte das ruas adjacentes), o segundo arruamento com este nome em Vila Real. O primeiro, também no Arrabalde, é agora chamado do Tabolado.

Após a expulsom dos Judeus, em 1496, aqueles que ficaram e os que se deslocaram (cristãos-novos) fixaram a sua atividade na Rua Direita (a segunda deste nome), cuja designaçom mais antiga é a de Rua dos Mercadores. O antigo Largo do Rossio era muito mais amplo do que o atual,  abrangendo às atuais Rua Heitor Correia de Matos, Largo de O Vilarealense e parte das ruas adjacentes, sendo primitivamente conhecido por Rua Escura.

12 comentários:

  1. sou de Vila Real. A Igreja da Misericórdia foi Sinagoga? como saber nomes de judeus de Vila real ou de Cripto Judeus?

    ResponderEliminar
  2. No tempo em que a igreja da Misericórdia foi construída, por D. Pedro de Castro, já não havia judeus em Portugal. Havia, isso sim "ex-judeus" convertidos, ou cristãos-novos que, provavelmente, continuavam a fazer os seus cultos em privado. Num trabalho da minha autoria que vai ser publicado em revista local, de Vila Real, trato (indirectamente) de um cristão-novo que morava na Rua Nova, bem assim regista-se a provável existência de uma pequena comunidade de cristãos-novos na freguesia de Mateus (Vila Real).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado polas informações, António Alves!
      Agradecer-lhe-ia que oferecesse informações sobre essa alegada comunidade de Mateus. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá Antônio Alves, tenho interesse em ler o seu artigo.

      Eu descendo dos Alves do Fundo de Vila Real.

      Estou na busca de minhas origens.

      Agradeço sua atenção.

      Eliminar
    3. Sou descendente de Bento Afonso de Miranda seus filhos nasceram em Villa Real no começo do século final do século 20 a Avó de minha mãe e seus irmãos!

      Eliminar
  3. Boa tarde! Existe algum registro dos cristãos novos na freguesia de Campeã? Minha família é de lá. Localizei registros desde 1865, mas com certeza existem registros anteriores. Gostaria de saber se algum deles era descendente de cristãos novos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! Existem registros de cristãos novos na freguesia de Campeã? Minha família é de lá. Localizei registros desde 1865, mas com certeza existem anteriores. Gostaria de saber se algum deles descendem de cristãos novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada Cláudia,
      Existiram registos de cristãos-novos logo depois da expulsom/conversom dos Judeus portugueses em 1496/97 decretado por D. Manuel I. Como esses registos era utilizados para discriminar pessoas de herança judaica face os cristãos-velhos, no século XVIII, durante o governo do Marquês de Pombal, foram apagados. A medida foi boa, pois permitiu acabar com essa discriminaçom. Porém, fez com que desaparecessem listagens de cristãos-novos, impossibilitando conhecer agora as origens judaicas. No dia de hoje tanto os registos de processos da Inquisiçom quanto estudos sobre a tradiçom judaica local som os únicos elementos que podem dar resposta à questom deitada na sua mensagem.
      Cumprimentos,

      Eliminar
  5. Olá Caeiro.
    Excelente informações sobre os cristãos-novos de Vila Real.
    Percebo que as informações são difíceis, porém gostaria de te perguntar se os Alves do Fundo e os Gonçalves Rabelo possuem alguma informação na listagem dos novos-cristãos. Todos são de Vila Real na época 1700 e 1800.
    Ou mesmo se você me indicaria um local para realizar essas buscas.
    Agradeço sua atenção.

    ResponderEliminar
  6. Olá , gostaria de sabre a existência de descendentes dos Fonseca e Fontes

    ResponderEliminar
  7. Álvares é sobrenome de Cristão Novos ! Meu antepassado veio de Gralhos Vila Real

    ResponderEliminar
  8. Sou descendente de Bento Afonso de Mirando minha bizavó e seus irmãos nasceram na região!

    ResponderEliminar