quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

VILA NOVA DOS INFANTES

Vila galega pertencente ao município de Cela Nova, com cerca de 270 habitantes.

Vila Nova dos Infantes está coroada pola umha torre de omenagem, vestígio do castelo do século XIV, e foi sede de concelho até 1927, em que foi incorporada como paróquia ao município de Cela Nova.
Vila Nova dos Infantes. Wikipédia
Em Vila Nova dos Infantes está acreditada a presença judaica, existindo várias casas medievais com cruciformes de converso. Existe a crença popular de que logo depois da expulsom decretada polos reis católicos, Vila Nova dos Infantes, com o apoio da comunidade cristã, acolheu Judeus. 

Também se acha que a Adega de Sam Viviám, reabilitada em 2004, poderia ter sido um cemitério judaico a teor da sua fasquia de catacumbas.
LOUXA
Vila Nova dos Infantes é a terra da infância de Xosé Luis Méndez Ferrín, independentista galego e um dos escritores mais representativos da literatura galega contemporânea. Num artigo publicado no jornal "Faro de Vigo" falou sobre a sua origem e presença judaicas nesta vila: "Temos falado aqui da origem judaica, nunca provada, de certas familias de Vila Nova dos Infantes, incluída a minha....".

Sem comentários:

Enviar um comentário