quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PONTE DE LIMA

Vila portuguesa banhada polo rio Lima situada na regiom do Minho, com cerca de 2800 habitantes.
FOTO
Caracterizada pola sua arquitetura medieval e pola área envolvente, Ponte de Lima é umha localidade muito importante desde a era romana. Trata-se da vila mais antiga de Portugal, pois recebeu foral de Dona Teresa em 1125 e possuiu um palácio da Corte do Reino da Galécia-Leom. No século XIV, atendendo à sua posiçom geoestratégica, D. Pedro I, mandou muralhá-la, polo que a vila ficou cercada de muralhas, nove torres e seis portas.

A Judiaria de Ponte de Lima existiu durante os séculos XIV e XV. O acesso à Rua da Judiaria (atual Rua da Porta Nova) era realizado através do Arco da Porta Nova, que ainda se conserva junto à torre da cadeia velha. 
Arco da Porta Nova, o acesso à Judiaria de Ponte de Lima. Wikipédia
Sem existir qualquer informaçom da origem da Rua da Judiaria, nesta rua existe um chafariz encimado por umha menina de pedra transportando umha bilha, também de pedra, à cabeça.

FOTO
A comunidade judaica eram os principais organizadores da feira local. Desde entom, na segunda segunda-feira de cada mês, ainda é realizada a mesma feira, oferecendo às pessoas umha excelente oportunidade para descobrir e comprar algum do rico artesanato local.

Sem comentários:

Enviar um comentário