segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MONÇÃO

Vila raiana portuguesa na regiom do Minho com cerca de 2.500 habitantes.

Monção teve carta foral de D. Afonso III datada de 1261 e foi praça forte da fronteira minhota. O rei Dom Dinis empreendeu em 1306 a construçom dum castelo e dumha muralha que o circunda abrangendo o bairro medieval que se conserva por volta da igreja Matriz. No século XVII constrói-se a fortaleza em lugar da muralha abrangendo a cidade velha. 
Casa com marca de mezuzá e peanha com santo em Monção. 
E. Fonseca Moretón
Na zona medieval existem casas que apresentam gravadas cruzes de converso ou concavidades na rua dos Nerys, na rua da Glória ou na rua Sá de Baranda.
Casa manuelina de Monção com marcas de converso.
E. Fonseca Moretón.
Porta do século XV-XVI em Monção com marcas na ombreira direita.
E. Fonseca Moretón.

3 comentários:

  1. Boa tarde e parabéns pelo seu trabalho que tenho seguido de há um tempo para cá. Gostaria de lhe colocar algumas questões mas não vou incomodar muito e fico-me por uma que gostaria, se possível, de ver esclarecida e que é o facto de em vários posts se referir aos desgastes como nesta porta em Monção como sendo marca de uma mezuzáh. Não pondo em causa que o sejam gostaria de saber a fonte para tal afirmação pois também me interesso e estudo o passado judaico em Penedono e não conheço nenhum documento ou fonte que tal me garanta. muito obrigado e continuação de um bom trabalho.

    Francisco Romão - Penedono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, agradecer o seu comentário e parabéns.
      A fonte principal da questom que coloca diretamente acha-se num artigo publicado na revista ANUÁRIO BRIGANTINO, Betanços (Galiza), intitulado "Habitações de judeus e conversos na Galiza e Norte de Portugal". O autor, o arquiteto Emílio Fonseca Moretón é um estudioso na pegada deixada pola presença judaica na Galiza e Portugal.
      Eis a ligaçom onde pode encontrar esta e outras informações (em espanhol): http://anuariobrigantino.betanzos.net/Ab2004PDF/2004%20431-466%20EMILIO%20FONSECA.pdf
      Para qualquer outro esclarecimento, nom duvide em contatar. Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Muito obrigado! Tenho andado afastado destas lides mas o contactarei para continuarmos a trocar informação e ideias sobre assunto tão apaixonante para ambos.
    Os melhores cumprimentos
    Francisco Romão

    ResponderEliminar