quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CASTRO DAIRE

Vila portuguesa no distrito de Viseu com cerca de 4.600 habitantes.

Teve carta de foro por D. Afonso Henriques e carta de privilégios dada por D. Dinis. Posteriormente D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 1514.

Depois do édito de expulsom de 1496 alguns moradores judeus ficaram em Castro Daire, sendo sinal da importância desta comunidade a carta de privilégios aos cristãos-novos de Castro Daire concedida por D. Manuel I em 1517.

Desta localidade era originário Itshak Aboab da Fonseca (1605-93), Grande Rabino de Amsterdám e depois de Pernambuco (Brasil), o primeiro rabi do Brasil e das Américas. 

Com a tomada de Recife pola Holanda, os Judeus de origem portuguesa, atraídos pola oportunidade de progredir na mais rica capitania portuguesa da época, fretam navios para chegar a Recife. 

Refugiado na Holanda logo depois da expulsom dos Judeus de Portugal, país onde cresce, em 1642 o rabi Isaac Aboab é enviado ao Brasil para chefiar essa comunidade judaica. Intelectual e escritor em português, nessa condiçom torna-se o primeiro escritor de textos literários em hebraico da América ao redigir três orações em que relata o sofrimento e as privações por que já passara o povo judeu.

Rabi Isaac Aboab da Fonseca nascido na Judiaria de Castro Daire. Foto: Wikipédia
Porém, com a retomada em 1654 da cidade polos Portugueses e a hostilidade para com os Judeus, o rabi retorna a Amsterdám, onde fina aos 88 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário