segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VIANA DO CASTELO

Cidade portuguesa com cerca de 38.100 habitantes situada à beira do Oceano Atlântico e que tem como pano de fundo o estuário do rio Lima.

Essa localizaçom contribuiu de forma decisiva para a sua vocaçom comercial e marítima. A povoaçom de Viana da Foz do Lima recebeu carta foral de Afonso III de Portugal em 1258. 

A prosperidade que desde entom conheceu atraiu um grande número de Judeus, exercendo como comerciantes dedicados ao comércio com o Norte da Europa, em particular com os portos ingleses e flamengos. 

Em 1442, os procuradores da cidade solicitaram a Dom Afonso V o estabelecimento de limites claros para o bairro judeu, acusando os judeus de nom viverem apartados, habitando livremente numha das "mayores praças e mais honrradas e cursavees da gente do lugar". 

A Judiaria de Viana do Castelo foi situada no que é hoje o centro histórico da cidade, na atual Rua de João Casado (ou Quesado), em torno da atual Praça da República, onde a antiga Câmara Municipal está agora, juntamente com a Casa da Misericordia (o Hospital de Caridade).


Devido à expulsom dos Judeus de Portugal em 1517 a Rua da Judiaria de Viana do Castelo deixou de designar-se como tal devido à necessidade de omitir a presença judaica.

2 comentários:

  1. Quando eu tinha onze anos eu perguntei para o meu pai da onde ele veio, ele disse de Viana do Castelo.
    Mas depois que ficaram pobres foram morar no interior mais ao sul em uma pequena fazenda que não era deles mas com o passar do tempo se tornou deles.
    E minha genética do cromossoma: y é tipica de judeu cohen.

    ResponderEliminar
  2. Descobri que descendo de uma cristã-nova nascida em Viana do Castelo em 1515, presa pela Inquisição de Lisboa em 1543 e fugida para o Brasil por volta de 1551. Ela se chamava Branca Dias Coronel e seus pais chegaram a Portugal vindos da Espanha depois de 1492. Estou a pesquisar sobre o tema e pretendo em breve visitar Viana do Castelo.

    ResponderEliminar