quarta-feira, 10 de julho de 2013

SOBREVIVENTES

O papel dos judeus em Maio de 1968

O enorme papel desempenhado polos judeus nos eventos de Maio de 1968 em Paris e suas consequências é impressionante. Todas as correntes da extrema esquerda, anarquistas, trotskistas, maoístas tinham judeus entre seus líderes principais. Alain Geismar, Alain Krivine, Pierre Victor (nado Benny Lévy), Henri Weber, Roland Castro, André Glucksmann, e, claro, Daniel Cohn-BenditMuitos dos rostos mais conhecidos e os nomes eram os de judeus. Embora eles nom agiram como os judeus, eram judeus, e ocuparam um lugar especial na sociedade francesa do pós-guerra, por isso, nom se pode deixar considerar a sua participaçom. 

Daniel Cohn-Bendit, líder estudantil protagonista da massiva
movimentaçom popular em 
maio de 1968
Os rostos e os nomes mais conhecidos de maio de 68 eram de judeus.

De fato, a presença judia na esquerda francesa foi historicamente relevante. Os comunistas foram umha parte importante da comunidade judia anterior à Segunda Guerra mundial, e o papel judeu na Resistência esteve acima da su proporçom na populaçom do país, nomeadamente através dos combatentes armados da FTP-MOI e o seu mais famoso avatar, o Grupo Manouchian. Mas os judeus também tinham desempenhado um grande papel em grupos mais à esquerda, em particular entre os trotskistas. Na década de sessenta, aos judeus trotskistas acrescentaram-se os judeus maoístas surgidos ao abrigo das aulas ministradas polo filósofo comunista Louis Althusser na École Normale Supérieure. Entre eles estava Robert Linhart, líder na época da revolta da Uniom da Juventude Comunista Marxista-Leninista (UJCML). A UJCML, na linha maoísta, negligenciou a importância da revolta estudantil. Amargamente atacado polos membros do grupo por causa do seu fracasso, Linhart teve um colapso nervoso e foi substituído por Pierre Victor, bem como polo grupo reformado da Esquerda Proletária (Gauche Proletaire, GP). Linhart foi, como outros membros do GP, trabalhar numha fábrica, período na sua vida que produziu umha das obras-primas políticas da época, L'Etabli. A filha de Linhart, Virginie, no seu livro "Le jour où mon père s'est tu"(O Dia em que meu pai calou) tentou explicar as razões da considerável presença judaica no movimento.


Na assombrada história dos judeus assimilados, que tinha acontecido sem terem aceitado esse fato, de súbito vislumbrei o que o ano 68 poderia ter de luminoso, brilhante, libertador, tam diferente do que constituía o quotidiano, o que era permitido em casa, o que, na verdade era praticamente bonito para além do trabalho e família. Perguntei Claudia [Senik, outra filha de veteranos do 68], na sua opiniom, por que houve tantos participantes judeus no movimento de 68?.  "A guerra contra o nazismo, tendo sido vencido pela URSS, os judeus sentiram-se necessariamente atraídos para o Partido Comunista. O meu pai disse-me que quando ele tinha sete anos perguntou-se a si próprio como é que ele poderia ser comunista e internacionalista ao mesmo tempo ... A vitória de Estaline sobre Hitler permitiu-lhe mergulhar-se nos seus ideais, e como ele havia muitos. Os judeus demoraram um pouco a perceber os estragos do comunismo. Quanto ao 68, eu acho que os judeus queriam mudar, eles nom queriam derreter-se na ordem da era Pompidou: eles estavam na situaçom, pois eles estavam lá, eles estavam prontos. Depois ... pensei numha coisa: ser um judeu após a guerra, sem o 68, teria sido muito triste. Quando eu era criança fui de férias para os campos de comunistas judeus, lembro todos aqueles pequenos judeus nas plataformas de trem. Na verdade, somos sobreviventes, os meus avós, os meus pais e eu, somos sobreviventes! E aí tem você. É verdade, pode viver desse jeito. Mas o 68 foi para aqueles que nom queriam permanecer nessa vida de sobreviventes; foi para aqueles que queriam passar para o outro lado, o lado da vida. O 68 significou deixar para trás a sobrevivência para a vida. A sobrevivência significa ter de tentar nom morrer. A vida é quando umha pessoa tiver certeza de viver e tiver de decidir como viver, o que se escolhe como uma vida, e com quem. E o 68 é o rebento de vida, em vez de sobrevivência. Quando eu penso nos judeus que nom fizeram o 68, eles fizeram coisas sérias: direito, medicina ... Eles estám tristes, voltados para o passado, é ainda o shteltl. Porém, o 68 que é umha tábula limpa. E fazer umha tábula rasa do passado que nos define como sobreviventes significa escolher a liberdade, a fala, a sexualidade, a exuberância. Significa brincar, viver contrário aos seus pais. Os meus avós nunca se divertiram, nunca gastaram um centavo a mais do que o necessário, nunca tiveram casos, nunca vestiram bem, nunca foram de férias com os seus filhos, e sempre mantiveram o seu dinheiro nos seus bolsos. Nada poderia estar mais longe da sua forma de vida do que a dos meus pais, sempre de férias, música todo o tempo,  corpos o tempo todo, festas o tempo todo. E eu sou o herdeiro disso. Sabemos donde viemos, e nom queremos ficar lá! "




O Maio de 68 como o caminho para os fugitivos judeus deixarem atrás a sua condiçom de sobreviventes, para afirmar a sua pertença ao mundo dos vivos. Eu olho para o meu pai nas suas fotos de infância em preto e branco, o ar grave e triste que tinha quando ele era um raparigo. Eu conheço o angustiado silêncio familiar sobre a Shoah que o acompanhava: umha geraçom mais tarde, persegue-me também. Imagino, entom, a exaltaçom que deveu ter sido entrar na École Normale Supérieure da rue d'Ulm aos 19 anos, para escapar de si próprio e para descobrir que tudo pode ser dito, pensado, que o futuro nom estava apenas a ser o melhor na sua classe e ganhar a vida, mas refazer o mundo do jeito que se sonha que este seja. Sonhar significava deixar para trás a sua condiçom de sobrevivente. A luta e a política significou isso. E acima de tudo, falar. Os sobreviventes nom falam. Os meus avós nom falavam, igual que o meu pai, mais tarde, e eu também por um longo tempo e dumha forma diferente. De repente eu vejo de novo todas aquelas pessoas que eu conheci ao longo da minha vida, como gostavam de dizer-me que o meu pai era um orador fascinante, o melhor, o mais forte, imbatível no plano retórico. Nunca poderias interrompê-lo, nom poderias ter a última palavra. Foi doloroso ouvi-los. Agora entendo que, nos anos em torno de 68, o meu pai viveu plenamente no mundo dos vivos, e que isso foi bom, divertido e emocionante. Acho agora que nessa altura o meu pai falou como ninguém na sua família jamais se permitiu falar. Deveu de ter sido grande falar tanto, embebedar-se nas palavras levantadas do silêncio. Mas, entom, o seu status como um sobrevivente pegou nele e literalmente fechou a sua boca. E a nossa com ele.

Fonte: Virginie Linhart,  Le Jour où mon père s’est tu. Seuil Paris, 2008
Traduçom: CAEIRO

Documento tirado do portal MARXISTS.

Sem comentários:

Enviar um comentário