quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESQUERDA JUDIA: CARACTERIZAÇOM (I)

Historicamente os judeus desenvolveram um papel muito importante no seio do socialismo e do movimento operário em geral. 

Por múltiplas razões os judeus foram atraídos por esta ideologia libertadora desenvolvida na Europa Ocidental. Enquanto uns viram nela a construçom da “sociedade justa” das ensinamentos da Bíblia ou dos Profetas, outros sentiram-se atraídos pola sua natureza revolucionária. Assim, enquanto alguns judeus viram no socialismo umha resposta ao antissemitismo, houve também judeus que viram nele umha forma de se livrar da sua herança judaica e servir à causa maior da “Irmandade humana”. Com efeito, o socialismo foi particularmente atraente para os judeus ansiosos para deixar o gueto atrás.


Com o termo "esquerda judaica" pode-se descrever o facto de muitos judeus se identificarem ou apoiarem a esquerda (causas liberais nos EUA) de forma individual ou através de organizações. Embora nom exista umha organizaçom ou movimento definido de “esquerda judia”, os judeus foram as principais forças na história do movimento operário, do “settlement movement” (nos EUA e Reino Unido), o movimento polos direitos das mulheres, o combate ao racismo, as organizações antifascistas que surgiram na Europa, Estados Unidos e no Israel moderno.

O povo judeu tem uma rica história de envolvimento com o socialismo, o marxismo e o liberalismo ocidental. 
Embora o conceito "esquerda" abranja um amplo leque de políticas, começando por K. Marx, muitos vultos conhecidos de esquerda foram judeus (nascidos no seio de famílias judias e com vários graus de ligaçom com as comunidades judaicas, a cultura judaica, a tradiçom judaica ou a religiom judaica nas suas diversas variantes), quanto pessoas seculares e cosmopolitas (assimiladas) desligadas da cultura judaica. 

A visom sobre o movimento de libertaçom nacional judeu (sionismo) entre aqueles identificados ou autoidentificados como esquerda judia pode ser bastante variada, e muitas vezes independente dos seus pontos de vista político-sociais.

Embora exista um ligeiro aumento de judeus de esquerda ligando as suas políticas com a sua espiritualidade, este é um fenómeno relativamente novo, comparado com a longa história de ativismo judeu socialista e comunista secular (por exemplo, o Círculo de Trabalhadores / Arbeter Ring), bem como do ativismo anarquista judeu que nom era apenas explicitamente secular, mas que amiudadamente rejeitou a religiom. Desde o final dos anos 1880 até meados da década de 1950 houve uma série de jornais de esquerda judeus (e outras publicações) em iídiche que abrangiam a esquerda política e a expressom cultural judia tanto na Europa Oriental e Central, como na América do Norte e Sul, bem como na comunidade judaica no Mandato da Palestina (Yishuv) e nos primeiros anos do Estado de Israel.

Valores religiosos judaicos e justiça social


Uma série de valores de esquerda sobre a justiça social podem ser atribuídos aos textos religiosos judaicos, que incluem um forte endosso da hospitalidade com o "estrangeiro", o princípio da redistribuiçom da riqueza, bem como uma tradiçom de desafio à autoridade. Alguns teólogos judeus no século XX enfatizaram esses aspectos da religiom de justiça social.

Sem comentários:

Enviar um comentário