terça-feira, 14 de maio de 2013

INVASOM ÁRABE NA PALESTINA

A obra dos imperialistas britânicos


Na Palestina arde a guerra. O novo Estado de Israel está a lutar bravamente contra a invasom dos exércitos de quatro Estados árabes. Este é o trabalho dos imperialistas ingleses. As tropas da Grã-Bretanha tiveram de se retirar da Palestina em 15 de maio, pola pressom internacional e o compromisso assumido na ONU. Mas, ao mesmo tempo o imperialismo inglês preparou e iniciou a guerra na Palestina. Armou e organizou os elementos árabes reacionários. Pôs em movimento todos os seus agentes com o objetivo de esmagar o novo Estado. Os tanques, canhões e aviões que utilizava na Palestina o exército britânico, estám agora nas mãos dos exércitos árabes que ao serviço do imperialismo inglês invadem a Palestina. Estas forças de invasom som comandadas por oficiais ingleses e as suas operações comandadas polo estado maior imperial.

Cinicamente um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse em 18 de maio que o governo britânico pretende continuar a fornecer armas para os árabes.

Enquanto isso, o governo de Washington estabeleceu um embargo de armas sobre Israel. Reconhece o novo Estado, mas permite que os cidadãos judeus sejam assassinados impunemente por aviões ingleses, porque eles nom têm armas para a sua defesa.

Deve pôr-se fim a esta situaçom. É preciso evitar que o novo Estado de Israel seja esmagado polos agentes do imperialismo. O mundo democrático deve mobilizar-se em prol da posiçom mantida energicamente na ONU pola Uniom Soviética. O delegado soviético Gromyko afirmou perante o Conselho de Segurança: "Há uma guerra na Palestina e o Conselho de Segurança deve agir. Deve tomar a decisom de parar a guerra."

É necessária a intervençom urgente da ONU para dar cabo desta agressom injusta, com essa guerra contra um povo que tem lutado heroicamente para alcançar a sua independência e a sua liberdade.



Nº 118 de Mundo Obrero - 20 de maio de 1948 - pág. 4

Sem comentários:

Enviar um comentário