quinta-feira, 4 de abril de 2013

O FRACASSADO BOICOTE DA BDS A CAROD-ROVIRA


Josep Lluis Carod-Rovira é um destacado dirigente da esquerda independentista catalã partidário da soluçom política e pacífica dos conflitos. De facto, em janeiro de 2004, sendo o número 2 do Governo catalám, manteve umha reuniom secreta com representantes da ETA em Perpinyá a teor da qual esse grupo independentista basco declarou umha trégua na Catalunha.

Como pacifista, na questom do conflito israelo-palestiniano Carod-Rovira reconhece a legitimidade do direito de autodeterminaçom dos povos judeu e palestiniano e, portanto, a fórmula dos Dous Estados, um Estado Palestiniano ao lado de Israel é a única que atende às aspirações democráticas dos dous povos. Em consequência, a diferença de determinada visom autoritária da esquerda antissemita, ele nega qualquer hipótese que implique deslegitimar o direito de autodeterminaçom de Judeus e Palestinos.
J.L. Carod-Rovira junto de Shimon Peres numha visita oficial a Israel
É por isto último que os donos da verdade da BDS-Galiza cometeram o maior dos ridículos ao promover um boicote à presença do líder independentista catalám numha palestra organizada polo Centro Social d'A Esmorga (Ourense) no 15 de março de 2012.

Segundo movimento, Carod-Rovira acha-se entre as "persoas que defendem publicamente a ocupaçom da Palestina, justificam a violência que o estado sionista exerce contra o seu o povo e opõem-se a qualquer iniciativa solidária que vise pôr fim ao processo de limpeza étnica iniciado polo exército sionista em 1948". Segundo a BDS-Galiza, Carod-Rovira é um "conspícuo valedor das políticas racistas de Israel".

Como é habitual, dias antes da palestra anunciada, os estrategas do BDS-Galiza iniciaram umha campanha preventiva a fim de que o Local Social referido cancelasse o convite "ao destacado sionista". Por um lado, encaminharam-se à Comissom Organizadora solicitando o boicote ao líder independentista catalám e, por outro lado, fizeram umha recolha de adesões na rede com esse mesmo fim.

Perante semelhante iniciativa desses pretensos amigos dos palestinianos cabe destacar a contundente e digna de louvor resposta dada por parte da comissom organizadora das jornadas que iam ter no Centro Social e que a seguir se reproduz na íntegra:  

"A Esmorga não partilha necessariamente todos os posicionamentos das pessoas que convida, sendo estas jornadas uma excelente prova: vai ter cabida um espetro político que vai desde a esquerda abertzale, a social-democracia altermundista que representa hoje Beiras, assim como a presença dum destacado dirigente da esquerda independentista catalana. 

Fora de hipóteses e opiniões respeitáveis, em nenhum caso o sr. Carod-Rovira se tem posicionado a favor do extermínio do povo palestiniano. Os seus posicionamentos públicos defendem a co-existência de dois estados e o direito de Israel a conviver com os seus vizinhos em paz, chegando a acordos entre as partes caminho do reconhecimento mútuo. 

Todos estes posicionamentos aludidos na campanha de boicote e outros, podem e devem ser criticáveis, mas em nenhum caso motivo para censurar a sua presença, tendo em conta porém, que o tema da palestra não é este. Ele vem falar do processo de construção nacional no Principat de Catalunya, e disso é que vai tratar a palestra.Mas com vontade integradora, é que convidamos ao pessoal de BDS a assistirem a palestra e plantejar estas questões ao Carod-Rovira diretamente, dando-lhe assim a oportunidade de aclarar o seu posicionamento e/ou defender-se destas acusações".

Fracassados na sua tentativa de abortar o ato, os senhores da verdade sobre a questom judeu-árabe mudaram a sua estratégia alvejando o boicote direto da palestra com a sua presença para mostrar in situ a sua rejeiçom ao dirigente catalanista. Mais umha vez, a media dúzia de pessoas que costumam acompanhar este tipo de atos apresentaram-se diante do local d'A Esmorga com umha faixa e altifalante a berrarem as consignas de sempre. 

Finalmente Carod-Rovira pode dar a palestra programada e esclarecer ao pessoal assistente as chaves do processo independentista que vive a Catalunha, leitmotiv da sua presença em Ourense.

Sem comentários:

Enviar um comentário